Início Notícias André abre conferencia sobre controle social e transparência

André abre conferencia sobre controle social e transparência

0

29/03/2012 13h41 – Atualizado em 29/03/2012 13h41

Da Redação*

O governador André Puccinelli participou nesta manhã da abertura da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que debate a transparência e a participação da sociedade na Gestão Pública. “Este é um momento muito importante, e que haja um controle social mais rigoroso, que a sociedade participe verdadeiramente da gestão pública”, comentou o governador.

O objetivo principal do evento é institucionalizar a participação da sociedade civil e fortalecer a interação entre sociedade e governo. “O intuito da Conferência é consolidar as propostas levantadas pelos municípios no combate à corrupção, definindo as 20 propostas que serão encaminhadas para a Consocial Nacional que acontecerá em maio em Brasília onde será elaborado o Plano Nacional com políticas públicas de combate à corrupção”, comenta o auditor geral do Estado, Rédel Furtado.

Para o auditor, a Conferência marca um novo tempo para a sociedade. “Este é um processo de maturidade tanto do cidadão quanto do governo, o cidadão não está acostumado a acompanhar o andamento da vida pública, e este é o primeiro passo para mudarmos esta realidade”, comenta o auditor.

Mato Grosso do Sul registrou a participação de 83% dos municípios do Estado, reunindo assim 303 delegados representando a sociedade como um todo, entre os quais 28 representarão MS na Conferência Nacional. “O fato de o Estado aderir à Conferência demonstra o quanto temos um governo transparente e, principalmente, que está aberto ao povo com democracia”, enfatizou o delegado representante do município de Três Lagoas, Nilton Souza.

O representante da Secretaria Geral da Presidência da República ressalta a importância da participação e do interesse da sociedade na gestão publica. “A grande participação no evento mostra o crescimento do interesse popular, o que nos é dado como exemplo de maturidade e crescimento, e ainda, que a forma de pensar da população está mudando em relação ao poder público, e isto é um ponto positivo já que o País precisa disso para aliar o crescimento econômico ao desenvolvimento social”, intensificou o secretário de Controle Internacional da Presidência da República, Jerry coelho.

A Conferência foi convocada por decreto presidencial, mas a adesão do Estado era opcional. “O fato de o Estado ter aderido demonstra que o governo entendeu a relevância do envolvimento da sociedade nesta discussão. É uma forma de garantir o direito da sociedade na gestão publica”, comentou a chefe regional da Controladoria Geral do Estado, Janaína Gonçalves.

O evento seguirá até amanha (30), durante todo o dia, no auditório da UCDB, que está localizado na avenida Tamandaré, 6000, no Jardim Seminário.

(*) Com informações do Noticias/MS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile