Início Notícias Sesi vai modernizar bibliotecas da Indústria do Conhecimento

Sesi vai modernizar bibliotecas da Indústria do Conhecimento

0

15/05/2012 08h07 – Atualizado em 15/05/2012 08h07

Bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi serão modernizadas

No total, 25 unidades receberão aparelhos de televisão de 42 polegadas, 9 terão novos computadores e cadeiras e 6 passarão por melhorias na infraestrutura

Da Redação

As bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi em Mato Grosso do Sul estão em fase de modernização. Das 30 unidades implantadas em 26 municípios do Estado, 25 receberão televisores de 42 polegadas, 9 vão receber novos computadores e cadeiras e 6 estão passando por melhorias na infraestrutura. Segundo o superintendente do Sesi, Michael Gorski, as alterações vão proporcionar mais conforto e agilidade de acesso aos usuários, que também utilizam o espaço para fazer cursos de EaD (Educação a Distância) oferecidos pelo Sistema Fiems.

“Os novos equipamentos vão proporcionar mais agilidade aos usurários que buscarem pelos cursos. São pelo menos 30, que vão desde novo acordo ortográfico e administrar o seu dinheiro de forma consciente até ergonomia na linha de produção de massas e padarias. A carga horária também varia de 30 minutos a 20 horas e, para se ter acesso, os interessados devem acessar o site www.ead.ms.sesi.org.br”, pontuou Michael Gorski.

Ele acrescenta que os cursos são uma opção a mais na busca pelo conhecimento. “Com as alterações que estão sendo feitas, as bibliotecas terão melhores condições de receber o usuário interessado nos cursos de EaD”, declarou. O superintendente do Sesi detalha ainda que as bibliotecas que estão passando por melhorias na infraestrutura estão localizadas nos municípios de Sidrolândia, Corumbá, Aquidauana, Ponta Porã, Nova Andradina e Três Lagoas. “Nessas unidades, a ação do tempo requer esse tipo de serviço para que elas possam continuar oferecendo um serviço de qualidade”, assegurou.

ABRANGÊNCIA

Já a coordenadora da área de educação do Sesi, Simone de Figueiredo Cruz, destaca o papel abrangente que as bibliotecas da Indústria do Conhecimento estão desempenhando, pois hoje elas oportunizam ao usuário condições de ampliarem o conhecimento por meio dos cursos de EaD. “Vale destacar que os cursos são autoinstrucionais, ou seja, não há monitores nos locais para auxiliar no andamento do curso. É a própria pessoa que busca as informações, utilizando os computadores disponíveis nas bibliotecas”, explicou.

Ela ressalta ainda que esse é mais um serviço oferecido pelas unidades e que vai contribuir para elevar a formação do usuário. “No mês de março 8.341 pessoas buscaram algum tipo de serviço nas bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi, enquanto em fevereiro esse número foi de 3.260 pessoas. Mais pessoas nas unidades significa a busca por mais serviços, em fevereiro foram 7.498 serviços, enquanto em março esse número aumentou para 16.896”, informou.

Simone Cruz reforça que esse salto qualitativo no atendimento é resultado do trabalho desempenhado com os municípios na área de acesso à leitura e à informação. “Temos agora a vinda do usuário e a fidelização dele, pois esse é o desafio, atrair a comunidade para a biblioteca e fazer com que ela se torne uma presença frequente. O desafio é tornar o usuário um leitor, um frequentador assíduo e, sem dúvida, quanto maior for o leque de oportunidades, mais vezes ele estará nas unidades”, avaliou.

Para a bibliotecária do Sesi, Josiane de Oliveira, os serviços e atividades desempenhadas nas bibliotecas têm sobretudo o intuito de democratizar a informação. “Nosso objetivo é democratizar a informação, além de promover a formação do indivíduo. Isso também possibilita o resgate da cidadania, da autoestima e a integração social, contribuindo para desenvolver no cidadão o olhar crítico”, declarou.

(*)Informações da Fiems

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile