Início Notícias Secretaria de Saúde inicia distribuição de preservativos femininos

Secretaria de Saúde inicia distribuição de preservativos femininos

0

26/06/2012 16h19 – Atualizado em 26/06/2012 16h19

Secretaria de Saúde inicia distribuição de preservativos femininos para municípios de MS

Da Redação

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), através da Coordenadoria de DST/ AIDS, iniciou a distribuição de 42,5 mil preservativos femininos para 77 municípios do Estado. A quantia faz parte da primeira remessa de 2,2 milhões de unidades enviadas pelo Ministério da Saúde para todos os estados, de um total de 20 milhões previstos para este ano.

De acordo com a SES, a distribuição será focada inicialmente nos municípios prioritários que possuem Serviços Ambulatoriais Especializados (SAE), Unidades de Dispensação de Medicamentos (UDM) e serviços aprimorados de DST/ AIDS. Entre eles estão os municípios de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Campo Grande, Bela Vista, Nova Andradina, Amambai, Água Clara, Ribas do Rio Pardo e Chapadão do Sul. Os outros municípios também receberão os preservativos, porém em menor quantidade.

Para a coordenadora do Programa DST/ AIDS da SES, Clarice Souza Pinto, a distribuição inicial dos preservativos femininos servirá para analisar como mulheres receberão as unidades e também o reconhecimento do público vulnerável em Mato Grosso do Sul. “A primeira parte dos preservativos já está sendo distribuída aos municípios. Através dessa distribuição analisaremos como será a recepção do público alvo, além de fazermos os levantamentos e reconhecimento do público feminino vulnerável. Dessa forma poderemos direcionar de forma precisa as próximas remessas enviadas pelo Ministério da Saúde ao longo do ano”, disse a coordenadora.

A distribuição do item prioriza populações definidas de acordo com critérios de vulnerabilidade, com foco em profissionais do sexo, mulheres vivendo e convivendo com doenças sexualmente transmissíveis, usuárias de drogas e seus parceiros e mulheres atendidas pelo sistema prisional. O preservativo também está disponível nos serviços de atenção à saúde para mulheres com dificuldade de negociar o uso do preservativo masculino com o parceiro.

(*)Com informações do Notícias MS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile