Início Notícias PROERD forma mais uma turma em Costa Rica

PROERD forma mais uma turma em Costa Rica

0

13/09/2012 17h24 – Atualizado em 13/09/2012 17h24

Cerimônia contou com a participação de alunos das escolas estaduais, municipais e particulares

Priscila Pessatti, com informações

A Polícia Militar de Paranaíba/Costa Rica (MS) realizou na última terça-feira (11), a formatura da nova turma. O evento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso. O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) é a adaptação brasileira do programa norte-americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistence Education).

A cerimônia de formatura contou com a participação de mais de 200 (duzentos) alunos das escolas estaduais, municipais e particular. Estiveram presentes na cerimônia o comandante da Polícia Militar local, representantes da administração municipal e os diretores das escolas.

Durante a solenidade de formatura foram entregues certificados aos formandos, dentre outras premiações para os melhores alunos e professores que contribuíram com o programa.

SOBRE O PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.

Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, com estudo feitos por pedagogos, psicólogos e policias, denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e na violência pelas crianças, tendo sido adaptado para a nossa realidade e hoje administrado pelo Conselho de Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG) através da Câmara Técnica do PROERD.

Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 12 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros, ao final, são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a ser um vetor de difusão dos conhecimentos adquiridos.

Além de manter as crianças longe das drogas, o PROERD tem a possibilidade de fazer a aproximação do Policial Militar com a comunidade, fazendo com que haja uma melhor interação entre a PM e a sociedade.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile