33.3 C
Três Lagoas
sábado, 15 de junho de 2024

Período da piracema começa hoje em todo o Estado

05/11/2012 10h15 – Atualizado em 05/11/2012 10h15

A partir de hoje fica proibida a pesca nos rios de Mato Grosso do Sul devido ao período de reprodução dos peixes

Durante esse tempo é permitida somente a pesca para fins de subsistência, com uma cota diária de três quilos de peixe ou um exemplar de qualquer peso, respeitando os tamanhos mínimos de captura estabelecidos pela legislação para cada espécie

Cristiane Vieira

Durante esse tempo é permitida somente a pesca para fins de subsistência, com uma cota diária de três quilos de peixe ou um exemplar de qualquer peso, respeitando os tamanhos mínimos de captura estabelecidos pela legislação para cada espécie

Começou hoje nos rios do Estado de Mato Grosso do Sul, nas bacias hidrográficas dos rios Paraguai e Paraná, incluindo os lagos e lagoas os canais e os banhados marginais dos cursos d’água, o período da piracema, época de reprodução dos peixes, que vai até o dia 28 de fevereiro..

Durante esse tempo é permitida somente a pesca para fins de subsistência, com uma cota diária de três quilos de peixe ou um exemplar de qualquer peso, respeitando os tamanhos mínimos de captura estabelecidos pela legislação para cada espécie.

FISCALIZAÇÃO

A Polícia Militar Ambiental vem conseguindo, por meio de fiscalização, evitar durante o período da piracema que os pescadores consigam depredar os rios do Estado. As metas, de manter o máximo de policiais nos rios e as apreensões de pescados irregulares, estão sendo conquistadas e fazendo com que o objetivo da fiscalização, que é manter os peixes vivos nos rios para que eles cumpram sua função de reprodução, seja alcançado.

A PMA contará com todo o seu efetivo, que é de 360 policiais, e priorizará a montagem de postos avançados, fixos, nas principais cachoeiras e corredeiras nos rios.

POSTOS

  • Cachoeira Branca (Rio Verde) – Água Clara;
  • Cachoeira do Sossego (rio Aquidauana) – Rochedo;
  • Cachoeira do rio Anhanduí – Santa Rita do Pardo;
  • Cachoeira do Serrano (rio Aquidauana) – Aquidauana;
  • Cachoeira das Palmeiras (rio Taquari) – Coxim;
  • Barra do rio Aquidauana com o Miranda – Município de Miranda;
  • Parque Estadual Várzeas do Ivinhema – Parque – Jateí;
  • Cachoeira do Salto Pirapó – rio Amambai – (Amambai).

POSTO MÓVEL

A novidade este ano será a fiscalização em posto itinerante, que funcionará com o uso de uma lancha de grande porte adquirida em parceria com o Ministério da Pesca. Equipes de todas as sub-unidades se revezarão a cada sete dias e permanecerão exercendo fiscalização preventiva e repressiva especialmente na área de fronteira com o Paraguai e Bolívia, tanto no rio Paraguai como no rio Apa. Será também fiscalizada a região de divisa com Mato Grosso, pelo rio São Lourenço e Piquiri, fiscalizando, a área do entorno do Parque Nacional do Pantanal.

A PMA vai usar todo o seu efetivo durante a piracema. Foto: Divulgação/PMA

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.