Início Notícias Comissão de Segurança apresenta resultado dos trabalhos de 2012

Comissão de Segurança apresenta resultado dos trabalhos de 2012

0

25/01/2013 16h00 – Atualizado em 25/01/2013 16h00

Da Redação

Os integrantes da Comissão Permanente de Segurança Institucional do Poder Judiciário reuniram-se na manhã desta quinta-feira (24), no Tribunal de Justiça, para apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos na gestão atual.

No encontro foram destacadas as ações efetivadas pelas Assessorias Militar e de Inteligência, além da integração de áreas como a Direção-Geral, as Secretaria de Obras e de Tecnologia da Informação com as assessorias.

Para se ter uma ideia da importância da atuação dos policiais e militares que compõem as assessorias, somente em 2012, foram efetuadas 70 prisões no Fórum de Campo Grande em situações que ameaçavam a integridade de juízes e da população que busca a justiça para solucionar seus conflitos.

Tratou-se também dos projetos que envolvem segurança de magistrados na Capital e no interior, como a instalação de vídeos, detectores de metal e portas giratórias, em razão do sistema de monitoramento; e da aquisição de armamento, de veículos descaracterizados para uso do serviço de inteligência e proteção dos magistrados em situação de risco.

Ressalte-se que o serviços de inteligência do Poder Judiciário estão totalmente integrados com organismos de inteligência das polícias civil e militar, resultando em imediata colaboração nos processos investigativos e proteção às autoridades envolvidas nas situações de risco. E mais: citaram-se os casos em que os magistrados da capital e do interior foram ameaçados e tiveram suas situações resolvidas.

O juiz auxiliar da Presidência, Carlos Alberto Garcete, que presidiu a reunião, agradeceu o apoio recebido do Des. Hildebrando Coelho Neto, presidente do TJMS, que acreditou no trabalho da comissão e sempre disponibilizou total auxílio.

“O dia em que os juízes sentirem medo, nenhum cidadão dormirá tranquilo e a comissão, presidida pelo Des. Vladimir Abreu da Silva, tem esse papel: de proporcionar segurança e tranquilidade ao magistrado. Queremos agradecer também a parceria da Polícia Civil, na pessoa do Diretor-Geral, contudo, se não tivéssemos um gestor empenhado, não teríamos tantas conquistas”, disse ele.

O Des. Hildebrando fez questão de agradecer o trabalho desenvolvido pela comissão, lembrando que, quando se dividem tarefas e se integram as forças, fica mais fácil alcançar a finalidade. “O trabalho em conjunto proporciona tranquilidade e pacifica. Difícil é vivermos em sociedade e termos que desconfiar de tudo e de todos. Nada se consegue se não começarmos pelo insignificante para alcançar objetivos maiores. Tenho certeza que esta comissão continuará obtendo ótimos resultados”, concluiu ele.

Também estavam na reunião juízes das áreas criminais da Capital e do interior para tratar da necessidade de renovação de mandados de prisões anteriores a julho de 2012 para o modelo do SAJ, a fim de atender exigência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Criada em julho de 2010, a Comissão Permanente de Segurança Institucional é presidida pelo Des. Vladimir Abreu da Silva e composta pelo juiz auxiliar da Presidência do TJMS, Carlos Alberto Garcete de Almeida, pelo juiz da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, Albino Coimbra Neto, pelo juiz vice-presidente da Associação dos Magistrados de MS (Amamsul), Wilson Leite Correa, pelo assessor de inteligência do TJMS, Delegado Edi Ederaldo de Almeida, e pelo ajudante de ordens do TJMS, Ten Cel Paulo Rogério de Carvalho Silva.

Além destes, prestigiaram a reunião, o juiz auxiliar da Presidência Alexandre Antunes; os juízes auxiliares da Corregedoria, César Castilho e Simone Nakamatsu; os juízes Fernando Paes de Campos, Juliano Rodrigues Valentim, José Rubens Senefonte, Aluízio Pereira dos Santos, Kelly Gaspar Duarte Neves, a diretora-geral do TJMS Zelma Araújo Teixeira Munhoz, o diretor da STI, Alexandre Camy, o responsável pela Assessoria Militar, Cel Carlos Garcia, o diretor da Secretaria da Corregedoria, Ary Vieira da Cruz, o integrante da Assessoria de Inteligência, Adilson Rodrigues da Costa, e a delegada titular da Polinter/MS, Suzimar Batistela.

(*) Com informações de TJ MS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile