24.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de junho de 2024

Câmara de Água Clara apoia Campanha contra o Abuso Sexual de Crianças

07/02/2013 15h06 – Atualizado em 07/02/2013 15h06

Câmara Municipal apoia Campanha contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

Da Redação

Durante o período de carnaval aumenta o número de crianças e adolescentes em risco, no que se refere à exploração sexual. Diante dessa realidade, a Câmara Municipal, juntamente com os setores da Administração Pública e Instituições do município, apoiam a Campanha de Prevenção e Enfrentamento do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, com o tema “Quem ama protege”, que está sendo realizada pela Prefeitura Municipal em Água Clara.

Uma grande mobilização foi realizada na manhã desta quarta feira (06), na Avenida Benevenuto Ottoni, em frente ao Banco Bradesco, onde a sociedade foi alertada sobre o problema que afeta o país inteiro, estimulando a população denunciar os casos de violência sexual contra as crianças e adolescentes.

O Prefeito de Água Clara, Silas José da Silva, esteve presente na mobilização, juntamente com o Presidente da Câmara Municipal, vereador Alfredo Alexandrino, além dos vereadores Waldenir Ferreira Lino, o “Soró”, Rosa Maria dos Santos Souza, Jorge Rossignolo e Jurema Nogueira de Matos, além de outras autoridades.

“Quero parabenizar a Secretária de Assistência Social pela grande iniciativa. É inadmissível que com tantos órgãos e meios de denúncia onde podemos comunicar as autoridades, como a Polícia Civil, Polícia Militar e o disk 100 sobre esse tipo de exploração, e mesmo assim isso é mais cotidiano do que imaginamos. Dentro dos lares, em casas comercias e outros locais existem o abuso sexual de crianças e a prostituição infantil, mas nós vamos combater esse mal com unhas e dentes. Podem contar com o apoio da Câmara Municipal, em nome de todos os vereadores”, disse o vereador Alfredo Alexandrino.

“Parabéns a toda a equipe engajada nessa campanha tão importante para a nossa cidade, tendo em vista que o carnaval se aproxima, estamos todos voltados para essa mobilização para que possamos proteger as nossas crianças e adolescentes do abuso sexual”, ressaltou a vereadora Jurema.

O objetivo da campanha é conscientizar toda a sociedade a proteger e zelar pela população infanto-juvenil, contra o abuso e exploração sexual, fazendo com que toda a sociedade seja ativa nessa perspectiva do cuidado e da percepção dos direitos da infância.

A campanha atende ao Artigo 227 da Constituição Federal, que informa ser dever da família e da sociedade assegurar à criança e ao adolescente, entre outras coisas, o direito à dignidade, a salvo de toda forma de exploração, violência e crueldade.

IDENTIFICAÇÃO DE SUSPEITOS

Além do trabalho da rede de proteção, a observação dos pais e familiares também é fundamental para identificar casos suspeitos de violência sexual, que em muitas situações acontecem nas casas onde as vítimas moram. Os familiares devem estar atentos a qualquer comportamento estranho que aponta manchas, mordidas e demais machucados como possíveis sinais. Além disso, a mudança emocional súbita, medo da criança ficar sozinha e perda de interesse em atividades podem representar reflexos da violência sexual.

(*) Com informações de Correio Regional

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.