24.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de abril de 2024

Paranaíba terá mais três cursos técnicos no Instituto Federal

02/03/2013 10h22 – Atualizado em 02/03/2013 10h22

Paranaíba terá mais três cursos técnicos pelo IFMS

Da Redação

Transações Imobiliárias, Hospedagem e Agente Comunitário de Saúde farão parte da grade de cursos técnicos à distância do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Paranaíba. Serão 40 vagas para cada curso. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet entre 6 e 11 de março. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter concluído o ensino médio até a data da matrícula. O edital com as regras e o cronograma do processo seletivo podem ser encontrados no endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/.

Maria de Fátima Dutra Romano, secretária municipal de Educação, explicou que os cursos são oferecidos em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Prefeitura de Paranaíba, por meio da Rede e-Tec Brasil, do Ministério da Educação. As aulas são transmitidas via satélite, uma vez por semana. Os estudantes devem participar presencialmente desses encontros, realizados nos polos de apoio em cada município.

COTAS

Os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas têm direito à metade das vagas ofertadas. Desse total, o IFMS reserva um percentual a candidatos com renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e, também, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

A opção “Beneficiário de Ações Afirmativas” deverá ser informada na inscrição. O candidato que ingressar pelo sistema de reserva de vagas deverá comprovar a condição documentalmente no ato da matrícula sob pena de perder a vaga.

SELEÇÃO

Será feita em duas etapas. No dia 13 de março, os inscritos serão classificados por meio de sorteio eletrônico, que será aberto ao público e realizado na Capital. Um dia antes, 12, o IFMS divulgará na internet o número de participação do candidato no sorteio.

No dia 15 de março, os candidatos serão convocados, respeitando a ordem de classificação do sorteio, para uma palestra informativa sobre o curso e a modalidade educação a distância. Essa etapa tem caráter eliminatório, ou seja, quem não comparecer perderá o direito de concorrer à vaga. A previsão é que os candidatos sejam convocados para a matrícula no dia 22 de março.

Em Paranaíba o IFMS já capacita com os seguintes cursos técnicos: Meio Ambiente, Logística, Segurança do Trabalho, Reabilitação de Dependentes Químicos, Administração, Serviços Públicos e Técnico em Manutenção e Suporte de Informática.

(*) Com informações de Costa Leste News

Os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas têm direito à metade das vagas ofertadas (Foto: Arquivo)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.