Início Notícias Geral Exportação brasileira de celulose avança 8,4% no semestre

Exportação brasileira de celulose avança 8,4% no semestre

0

29/07/2013 14h04 – Atualizado em 29/07/2013 14h04

Já as importações de papel seguem em ritmo descendente

Da Redação

As exportações brasileiras de celulose cresceram 3,6% em junho, na comparação com igual intervalo do ano passado, para 726 mil toneladas, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa). Frente a maio deste calendário, contudo, os embarques da matéria-prima recuaram 15,2%.

Com esse desempenho, no acumulado do primeiro semestre, os produtores brasileiros de celulose exportaram 4,548 milhões de toneladas de todos os tipos da fibra, com alta de 8,4% ante o verificado nos seis primeiros meses de 2012. Já as vendas internas de celulose caíram 7,4% em junho, frente ao verificado um ano antes, para 125 mil toneladas. Na comparação com maio, a queda é de 6,7%. Nos seis primeiros meses do ano, as vendas internas da fibra totalizaram 797 mil toneladas, com recuo de 1,8%.

Conforme a Bracelpa, a produção brasileira de celulose totalizou 7,254 milhões de toneladas no primeiro semestre, com alta de 4,8% na comparação anual. Os números já refletem o início de operação da primeira fábrica da Eldorado Brasil, em novembro do ano passado, bem como a suspensão da produção da matéria-prima pelo Grupo Jari.

O levantamento trouxe ainda que as vendas domésticas da indústria brasileira de papel totalizaram 470 mil toneladas em junho, elevação de 3,5% na comparação com o verificado um ano antes. Frente a maio, das vendas domésticas de papel subiram 3,3%. Já as importações de papel seguem em ritmo descendente. Em junho, foram importadas 104 mil toneladas do produto, com declínio de 1% na comparação anual. Em relação a maio, houve recuo de 9,6%.

(*) Com informações de Painel Florestal

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile