27.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril de 2024

PMA iniciou curso de taxidermia para PMAs de 11 Estados

30/09/2013 16h32 – Atualizado em 30/09/2013 16h32

PMA iniciou hoje curso de taxidermia em Dourados para Policiais Ambientais de 11 Estados

A ideia deste tipo de trabalho de taxidermia é montar museus itinerantes de educação ambiental para ter um atrativo às crianças e adolescentes para discutir as razões que levaram àqueles animais a estarem mortos

Da Redação

A Polícia Militar Ambiental começou hoje (30), às 8h00, o curso de taxidermia (empalhar) de animais silvestres. O curso visa a preparar os policiais para aproveitamento de animais atropelados, ou que morrem nos Centros de Reabilitação de Animais Silvestres, fazendo taxidermia e os utilizando em oficinas de educação ambiental, em especial em escolas públicas e privadas, para discutir os problemas relacionados à fauna.

Objetiva também à troca de experiências entre as polícias ambientais sobre os tipos de trabalhos de Educação Ambiental que cada Unidade está executando, com a finalidade de qualificar e melhorar este trabalho tão fundamental para a minimização dos crimes e infrações ambientais.

A ideia deste tipo de trabalho de taxidermia é montar museus itinerantes de educação ambiental para ter um atrativo às crianças e adolescentes para discutir as razões que levaram àqueles animais a estarem mortos. Trata-se de uma forma bastante didática, que tem fundamentado e tornado os trabalhos na área de Educação da Polícia Militar Ambiental bastante requisitados, até porque, o museu de fauna itinerante é somente uma das oficinas utilizadas nos trabalhos. Também há oficina de reciclagem (discute-se – resíduos sólidos), do ciclo da água (discute-se recursos hídricos), a casinha da energia (discute-se sobre energias e seus impactos, bem como energias renováveis e limpas), plantio de mudas nativas (discute-se – desmatamento, assoreamento, importância da flora etc.).

O Curso terá duração de 140 horas e faz parte da grade de cursos da Polícia Militar e, portando, pode ser oferecido para Policiais de outros Estados. Participam, além de policiais militares ambientais de MS, mais policiais ambientais do Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Pará, Alagoas, Bahia e Paraíba. Pernambuco e Santa Catarina que haviam confirmado não mandou policiais até a abertura.

Hoje pela manhã foram feitas a abertura e a parte teórica sobre a taxidermia e discussões de experiências das Polícias dos Estados participantes na área de Educação Ambiental. À Tarde iniciaram-se a abertura e limpeza dos animais, inclusive, com a limpeza e montagem de onça-pintada, que fora atropelada este ano na BR 262, em Corumbá (MS).

A PMA espera montar durante todo o curso, em torno de 100 animais silvestres. O curso é ministrado pelos Policiais Militares Ambientais (taxidermistas) CB PM Vilson e CB PM Souza.

(*) Com informações de Assecom PMA

O curso visa a preparar os policiais para aproveitamento de animais atropelados, ou que morrem nos Centros de Reabilitação de Animais Silvestres (Foto: Divulgação/PMA)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.