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Número de ocorrências online da Polícia Civil aumentou

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15/10/2013 08h46 – Atualizado em 15/10/2013 08h46

DEVIR divulga balanço trimestral e aumento no número de ocorrências

A DEVIR, está disponível sem interrupções e a qualquer dia e horário, justamente por se dispor a ser ágil e trazer comodidade à população evitando assim o deslocamento às Unidades Policiais

Da Redação

Em funcionamento desde 2006, a Delegacia Virtual – DEVIR busca tornar ágil o atendimento ao cidadão como uma alternativa ao registro de ocorrências e com isso, é notória através do aumento no número de registros, que a população não só confia nos serviços prestados pela Polícia Civil, como também no sistema implantado.

A Delegacia Virtual se destaca por facilitar o acesso ao cidadão que visa um atendimento para ocorrências tidas como mais simples, isto é, que não demandam de perícia por exemplo, como o furto simples.

Abaixo segue algumas orientações sobre o que pode ser registrado pela DEVIR:

  • Extravios (documentos, celular e pequenos objetos)

Obs.: Veículos somente na delegacia, de forma presencial.

  • Desaparecimento de Pessoa

Obs.: Após o registro, o boletim será encaminhado à delegacia responsável para investigação.

  • Furto Simples

Obs.: É o furto que ocorre sem as seguintes situações (qualificadoras do furto),

I – com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa;

II – com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza;

III – com emprego de chave falsa;

IV – mediante concurso de duas ou mais pessoas.

*Quando uma ou mais qualificadoras ocorrer, o boletim deve ser registrado de forma presencial nas delegacias.

Outro serviço prestado pela DEVIR visando à interação entre polícia e cidadão é a denúncia, que pode ser anônima ou identificada. O canal pode ser utilizado para informar situações envolvendo crimes como tráfico de drogas, violência doméstica e familiar, desaparecimento entre outros, mas também informações que auxiliem as investigações ou até mesmo para que a autoridade policial possa ter conhecimento dos fatos e, assim, determinar providências.

A DEVIR, seja para os registros de ocorrência, seja para denúncias, está disponível sem interrupções e a qualquer dia e horário, justamente por se dispor a ser ágil e trazer comodidade à população evitando assim o deslocamento às Unidades Policiais, melhorando cada vez mais o atendimento, como observa o Supervisor da DEVIR, o Investigador de Polícia Reginaldo do Nascimento: “Nossa intenção é continuar trabalhando para melhorar o atendimento à população. Neste sentido, algumas melhorias serão solicitadas de forma a tornar a interface mais amigável e, também, ampliar os serviços prestados”.

Nascimento ressalta que muitas denúncias são recusadas pelo fato do portal ser utilizado indevidamente, como para registros de ocorrências.

Para acessar a Delegacia Virtual, a pessoa deve primeiramente utilizar o navegador do Internet Explorer e digitar o endereço eletrônico da Polícia Civil (www.pc.ms.gov.br) e assim clicar no banner logo abaixo da logo da Polícia Civil. Qualquer dúvida no registro ou outras informações o telefone (67) 3318-7981/7980 é disponibilizado 24 horas por dia.

NÚMEROS

Através do comparativo do 3º semestre (2013×2012) foram registrados 10.399 (dez mil trezentos e noventa e nove) boletins, sendo que no mesmo período, no ano de 2012, os registros somaram 7.716, ou seja, um crescimento de 34,83% quando comparados os períodos.

Até o final do mês de setembro/13, a Delegacia Virtual apontou um total de 30.105 registros. No mesmo período do ano anterior, 22.027 boletins foram registrados – são 8.078 registros a mais, o que equivale a um crescimento de 36,67% no período comparado.

A maior procura é para registrar extravios, que somente no mês de setembro/13 foram 3.133 (três mil cento e trinta e três) de um total de 3.254 (três mil duzentos e ciquenta e quatro) , enquanto o furto simples registrou 115 (cento e quinze) ocorrências e desaparecimentos, foram 06 (seis).

Já os dados sobre denúncias, o 3º trimestre de 2013 fechou com um total de 112 denúncias, as quais foram encaminhadas aos setores responsáveis pela investigação. No acumulado do ano são 265 denúncias recebidas e encaminhadas.

(*) Com informações de PC MS

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