Início Notícias Estado É avanço leilão da BR-163 com deságio de 52,74% no pedágio

É avanço leilão da BR-163 com deságio de 52,74% no pedágio

0

18/12/2013 07h23 – Atualizado em 18/12/2013 07h23

Longen considera avanço leilão da BR-163 com deságio de 52,74% no pedágio

O presidente da Fiems destacou que o setor defende a privatização para a melhoria das condições de segurança da rodovia

Da Redação

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, considerou um avanço para o setor industrial de Mato Grosso do Sul o leilão da BR-163, no trecho de 847 quilômetros que corta o Estado, realizado nesta terça-feira (17/12) e vencido pela CPC (Companhia de Participações em Concessões) com deságio de 52,74% no valor do pedágio, que será de R$ 4,38 a cada 100 quilômetros. “O setor produtivo, como um todo, só tem a ganhar com a melhoria da malha rodoviária. Hoje, em decorrência do excesso de buracos na rodovia, o desgaste dos caminhões é muito grande e isso reflete no custo do frete para escoar a nossa produção. Por isso, entendemos que é muito melhor rodar em uma rodovia com pedágio, porém com segurança, do que uma sem pedágio, mas repleta de riscos”, destacou.

Sérgio Longen reforça que a BR-163 é um dos eixos prioritários apontados pelo Projeto Centro-Oeste Competitivo, uma iniciativa da Fiems e Famasul, com apoio da CNI e CNA, que fez um planejamento estratégico de infraestrutura de transporte e logística de cargas da Região, identificando e apontado soluções logísticas de menor custo para transformar os produtos do Centro-Oeste mais atrativos. “Nós entendemos que, apenas por meio das PPPs (Parcerias Público Privadas), será possível colocar em prática os projetos prioritários apontados pelo estudo. Por isso, na semana passada, apresentamos o Projeto na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado por entendermos que aquela Casa de Leis é fundamental para a construção de ações nesse objetivo”, disse.

O LEILÃO

A CPC, que faz parte do grupo CCR, arrematou a concessão do trecho da BR-163 que corta Mato Grosso do Sul com um preço de pedágio 52,74% menor que o máximo fixado pelo Governo Federal. A empresa ofereceu uma proposta de tarifa de R$ 0,04381 por quilômetro (ou R$ 4,381 para cada 100 quilômetros rodados). O valor representa um deságio (desconto) de 52,74% em relação ao teto de R$ 0,0927 fixado pelo edital – o maior teto entre os 4 leilões de rodovia federal já realizados neste ano. Seis grupos participaram da disputa, que é o penúltimo leilão de trecho rodoviário realizado pelo governo em 2013. O trecho que será transferido para a iniciativa privada tem 847,2 quilômetros da BR-163.

O segmento vai da divisa entre MT e MS, ao norte, e a divisa MS e PR, ao sul. Ele passa por 20 municípios de Mato Grosso do Sul e, ao longo dele, serão instaladas 9 praças de cobrança de pedágio. A concessão será pelo prazo de 30 anos. Nesse período, o governo estima que a concessionária deverá arrecadar cerca de R$ 18,8 bilhões. A BR-163 é uma das principais vias de escoamento da produção de grãos das regiões Centro-Oeste e Norte. O trecho da rodovia em Mato Grosso já foi leiloado e arrematado pelo grupo Odebrecht. A aposta é que a duplicação da estrada em toda a sua extensão aliviará o atual movimento de cargas que percorrem a rodovia e seguem em direção aos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

(*) Com informações de Assecom Fiems

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile