Início Notícias Estado PM prende homem que mantinha família em cárcere privado

PM prende homem que mantinha família em cárcere privado

0

20/12/2013 13h53 – Atualizado em 20/12/2013 13h53

PM prende homem que agredia e mantinha família em cárcere privado

Policiais militares resgataram mãe e filhos que eram agredidos e mantidos presos em casa pelo pai. O homem de 58 anos batia frequentemente na mulher de 44 e nos garotos de 15, 13, 9 e 5 anos

Da Redação

Policiais militares resgataram mãe e filhos que eram agredidos e mantidos presos em casa pelo pai. O homem de 58 anos batia frequentemente na mulher de 44 e nos garotos de 15, 13, 9 e 5 anos. Além dos castigos físicos, os cinco viviam em condições subumanas, eram impedidos de sair da casa e mantidos alheios à realidade.

Segundo a agente de saúde que denunciou o caso à Polícia Militar, a mulher não podia se comunicar com ninguém, estava sempre com machucados e hematomas e sequer conseguia lembrar seu nome completo. Ainda vivia numa casa sem água encanada e banheiro, sendo obrigada a tomar banho no quintal e usar um buraco para fazer as necessidades fisiológicas.

A surra mais recente que o autor deu na companheira foi domingo, em virtude de um pão que ela aceitou de um vizinho e escondeu dele. A PM chegou na residência da rua Alagoinhas, no Aero Rancho, na manhã de quarta-feira (18/12) e encontrou a mulher com marcas nos braços, costas, pernas e glúteos, frutos das agressões sofridas com um cabo de vassoura. Atordoada, resistiu em deixar a casa, sendo levada pelos bombeiros até o posto de saúde do bairro para atendimento.

Os filhos do casal também eram constantemente agredidos pelo pai que ainda impedia o garoto mais velho de ir à escola por suposta ameaça recebida de um colega de classe. Ele e os irmãos foram encaminhados até a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, onde a ocorrência foi lavrada. A tenente responsável pela ocorrência relatou que no trajeto os meninos estavam assustados e admirados com a cidade, nunca tinham andado de carro e levavam uma vida intramuros na casa.

A guarnição do 10º BPM ainda esperou próximo à residência e conseguiu prender o autor quando ele voltava para o local. O homem foi então encaminhado para a DEAM.

QSL

O adequado atendimento das vítimas de violência doméstica e familiar é prioridade na Polícia Militar. Este ano, a instituição criou o grupo Quebrando Silêncios e Lendas (QSL) que tem entre seus objetivos a qualificação específica da tropa para ocorrências deste tipo. O primeiro curso já foi realizado e os PMs capacitados estão multiplicando as informações para padronizar o atendimento dos casos de violência doméstica e familiar, nos termos da Lei Maria da Penha.

No caso da família do jardim Aero Rancho, a PM – com apoio dos Bombeiros e da Polícia Civil – tomou as providências necessárias para minimizar os danos e prestar assistência necessária à família. “Sabemos o quanto a questão da violência doméstica e familiar é complexa e delicada, por isso preparamos nosso policial constantemente para saber como enfrentar a situação e ajudar a mudar a cultura do silêncio. Casos como o dessa família têm que ser denunciados para que situações de violência não perdurem”, disse o comandante-geral da PMMS, coronel Carlos Alberto David dos Santos.

(*)Com informação de Policia Militar

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile