Início Artigos Conjuntura

Conjuntura

0

11/02/2014 07h33 – Atualizado em 11/02/2014 07h33

Coluna diária com os mais diversos tópicos políticos do Mato Grosso do Sul

Williams Araújo

PRESSÃO

O PT deverá usar à exaustão na campanha deste ano o denominado ‘mensalão tucano’, cujo principal acusado é o ex-governador de Minas Gerais e atual deputado federal, Azeredo da Silveira (PSDB-MG). A Procuradoria Geral da República já pediu sua condenação a 22 anos de reclusão, além da perda dos seus direitos políticos.

Seria a única forma de contrapor a oposição, que adotou o vergonhoso mensalão do governo Lula como sua principal bandeira. A bandalheira foi tão grande que José Dirceu, Genoino, etc. e tal foram parar na cadeia.

RESPINGOS

Essa guerra declarada entre petistas e tucanos no plano nacional poderá inviabilizar a aliança costurada entre o senador Delcídio do Amaral (PT) e o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) em solo sul-mato-grossense. As feridas abertas por conta desses últimos acontecimentos não devem cicatrizar tão cedo e se transformam no grande empecilho para uma eventual união.

Caso haja vetos, ambos devem rever suas posições e correr contra o tempo para montar seus palanques.

SEREIA

Com essa situação exposta, ficam o PT e o PMDB a um passo de caminharem juntos para um mesmo palanque, com Delcídio pedindo votos para André Puccinelli (PMDB) e vice-versa. Caso isso venha a acontecer, será um fato histórico na vida dos dois partidos, que ao longo do tempo, se mantiveram em trincheiras opostas.

No entanto, essa conversa do dia 13 entre a presidente Dilma Rouseff e André Puccinelli, em Brasília, deve ser para que ambos fumem o cachimbo da paz.

PORTA ABERTA

Uma eventual aliança com o PMDB dará ao ‘busão’ do PT uma lotação máxima em muito pouco tempo. Afinal, o cacife dos dois não deixa dúvida quanto ao número de outros partidos querendo embarcar nesse projeto. Uns, claro, com expectativas de eleger alguns de seus candidatos.

Outros, apenas e tão somente com objetivo de levar vantagem pecuniária, para não sair com as mãos abanando do processo eleitoral. E olha que grande parte vive desse expediente.

ESPREITA

O tucano Reinaldo Azambuja, por sua vez, espera com grande expectativa o desenrolar de todos esses acontecimentos para decidir seu futuro. Ele tem no PSB a oportunidade de garantir uma candidatura ao Senado e até mesmo ao Parque dos Poderes.

Tudo vai depender, evidentemente, da postura do socialista Murilo Zauith, que até ensaia uma candidatura ao governo, mas pode mudar de ideia, segundo alguns analistas da política local.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile