Início Notícias Estado Presidente da Fiems vai reunir-se com Horacio Cartes em Assunção na segunda-feira

Presidente da Fiems vai reunir-se com Horacio Cartes em Assunção na segunda-feira

0

13/02/2014 09h59 – Atualizado em 13/02/2014 09h59

Na terça-feira, 41 empresários de MS iniciam missão empresarial no Paraguai promovida pela CNI

Da Redação

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, participa, nesta segunda-feira (17/02), em Assunção, no Paraguai, de reunião entre o presidente Horacio Cartes e o governador André Puccinelli para tratar de assuntos de interesses institucionais e comerciais entre Mato Grosso do Sul e o país vizinho. Também vão participar da reunião o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, e dos secretários estaduais Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), Carlos Alberto Negreiros (Semac) e Edson Giroto (Sesop).

Durante reunião realizada no dia 30 de janeiro em Brasília (DF) com o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, e com os ministros paraguaios Gustavo Leite (Indústria e Comércio) e Ramón Jiménez (Obras Públicas e Comunicação), Sérgio Longen já defendeu uma maior integração comercial do setor industrial brasileiro com o Paraguai. “É importante nós avaliarmos a economia e também a distribuição de renda de uma forma mais ampla. Se nós tivermos um Paraguai tão desenvolvido quanto o Brasil, nós teremos, de certa forma, uma zona de integração total”, avaliou.

O objetivo do encontro foi apresentar estudo sobre oportunidades de investimento no Paraguai e fortalecer o relacionamento bilateral com empresas brasileiras. “A condição de abertura comercial que o Paraguai está oferecendo faz com que as empresas brasileiras tenham interesse de produzir no país vizinho, onde o baixo custo da energia e as regras mais simples na área de tributos melhoram a competitividade dos produtos. Além disso, a área trabalhista no Paraguai está bem mais fácil de ser administrada do que a nossa e, desta forma, as empresas brasileiras têm interesse em aumentar sua produção naquele país”, pontuou o presidente da Fiems.

Na oportunidade, os ministros de Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, e de Obras Públicas e Comunicações, Ramón Jiménez, apresentaram um plano de investimentos público-privado de US$ 7 bilhões nos próximos cinco anos. Leite ressaltou os atrativos da economia paraguaia, com estabilidade econômica, inflação controlada e crescimento recorde – em 2013 o Paraguai registrou o terceiro maior crescimento mundial, 14,1%.

Ele ainda citou o baixo custo de produção, o que é confirmado por entidades empresariais brasileiras. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o custo para se produzir uma calça jeans no Paraguai é 35% menor que no Brasil. Segundo o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o país vizinho é um destino a ser buscado pelas empresas brasileiras. “O Paraguai se destaca pela estabilidade da economia, da moeda e nas contas públicas. Em 2013, mostrou uma expansão econômica bem acima dos países da América Latina. E segundo projeções o ritmo continuará forte nos próximos anos. Além disso, o Paraguai tem custos muito competitivos de produção, é o caso das tarifas de energia elétrica e da mão de obra”, concluiu.

MISSÃO EMPRESARIAL

Já de terça-feira (18/02) a quinta-feira (20/02) será realizada a missão empresarial Brasil-Paraguai pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) com apoio do CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems, que terá a participação de 41 empresários e representantes de instituições de Mato Grosso do Sul para participar dessa aproximação do setor industrial brasileiro com o país vizinho. Ao todo, serão mais de 160 empresários de todo o Brasil, que buscam uma maior aproximação econômica com o país vizinho.

O coordenador do CIN da Fiems, Fábio Fonseca, destaca que essa missão empresarial busca estabelecer parcerias e promovendo negócios bilaterais. “Teremos na missão representantes das indústrias de alimentos, automotiva, metalmecânica, moveleira, tecnologia da informação e têxtil e vestuário de todo o País. Além disso, a delegação brasileira será recebida pelo presidente do Paraguai, Horácio Cartes, no início da manhã do dia 18”, informou.

Entre os participantes da comitiva de Mato Grosso do Sul estão a 4F Montagem e Instalação Industrial, Premicia Transportes, Lojão do Povo, CAU/MS (Conselho de Urbanismo e Arquitetura de Mato Grosso do Sul), UEMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Alimentos Dallas, Moinho Catarinense, Mecari Distribuidora, Associação Comercial de Ponta Porã, Ponta Porã Sem Fronteiras Convention & Visitors, Erva Santo Antônio, Biocar Biodiesel, Lic industrial, Estribos Fumiya, Papel Pantanal, Seiva Administração de Empreendimentos e Projetos, Trajano Silva Leilões e Terena Transporte.

Para a sócia-administradora da empresa Papel Pantanal, Vânia Rodrigues, a expectativa é conhecer melhor o uso do sistema de maquila, que deve oferecer mais vantagens fiscais em relação às condições do Brasil. “Temos conhecimento de casos de sucesso e agora vamos colher mais informações para que o possível negócio, de fato, se concretize”, comentou.

Já o sócio-proprietário da Biocar Biodiesel, José Silva Carreiro, destaca o interesse em apresentar o trabalho realizado na planta da usina, que fica em Dourados, para os interessados em exportar. “Hoje, nossa planta produz 1 milhão de litros/mês de biodiesel e atende a Petrobras, por exemplo. O objetivo com a visita é mostrar nosso produto, pois trabalhamos com 100% da matéria-prima com óleo reciclado e vamos buscar também investidores para a implantação de uma unidade no país vizinho”, afirmou.

O diretor de investimentos da Terena Transporte, Maxwell Lopes, afirmou que busca na missão uma oportunidade de gerar novos negócios para sua empresa. “Atuamos na coleta de lixo do município de Miranda, com o reaproveitamento de matéria-prima. Tenho intenção de ampliar os contratos, por isso a necessidade de buscar essa oportunidade no Paraguai”, disse.

(*) Com informações de Assecom Fiems

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile