Início Notícias Estado TJ receberá exposição de protótipos baseados em estudos de Da Vinci

TJ receberá exposição de protótipos baseados em estudos de Da Vinci

0

20/02/2014 12h09 – Atualizado em 20/02/2014 12h09

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul sediará, de 18 de março a 16 de abril, a exposição “O Legado”, com protótipos baseados em estudos de Leonardo Da Vinci. O evento terá entrada gratuita ao público e será realizado na Galeria dos Desembargadores do TJMS, primeiro tribunal do país a receber as peças

Da Redação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul sediará, de 18 de março a 16 de abril, a exposição “O Legado”, com protótipos baseados em estudos de Leonardo Da Vinci. O evento terá entrada gratuita ao público e será realizado na Galeria dos Desembargadores do TJMS, primeiro tribunal do país a receber as peças.

Principal entusiasta para a realização da mostra, o vice-presidente do Tribunal, Des. João Batista da Costa Marques, justifica a importância da exposição: “é de uma relevância a toda a prova, porque é uma exposição mundialmente conhecida e reconhecida como distribuidora de cultura. O nosso povo, gosta, merece e vai possuir cultura nessa mostra”.

A visitação estará aberta de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas e, aos sábados, das 14 às 18 horas. Com 21 protótipos do gênio da Renascença, todos construídos a partir de seus estudos e desenhos, a exposição conta com seis trabalhos inéditos e, diferentemente de outras mostras sobre Da Vinci, a maior parte das peças foi construída em tamanho natural.

CANAL DE CULTURA

O desembargador acredita que esse canal de cultura, aberto ao público, deve ser uma preocupação inerente ao próprio Tribunal e aos desembargadores, porque o TJMS tem que ser a válvula de escape e a expansão da cultura para a sociedade sul-mato-grossense.

Por isso, o vice-presidente se diz “rejubilado” de ter contribuído para que viesse ao Estado essa exposição: “Essa oportunidade me enche a alma e o coração de alegria. Desejamos que seja uma apresentação de caráter extraordinário para o nosso Mato Grosso do Sul”, finaliza.

“O Legado” apresenta as seguintes peças: Carro Metralhadora, Balestra, Escavadeira de Trincheira, Catapulta, Inclinômetro, Mecanismo de Bater Asas Parafuso e Porca, Estudo da Asa, Máquina Voadora, Bate Estaca, Bicicleta, Câmbio, Caminhar Sobre a Água, Grua, Barco Canhão Giratório, Barco com Pás, Serra Hidráulica, Carro Cortador, Anemômetro, Máquina para Medir a Velocidade do Vento, Ponte Giratória e Técnica de Assalto.

INÉDITAS

São considerados inéditos os protótipos Carro Cortador, Balestra, Ponte Giratória, Inclinômetro, Bate-estaca, Serra Hidráulica. As peças são acompanhadas de painéis com reproduções de obras do artista, a exemplo da “Última Ceia”.

Segundo o Instituto Vinciano Italiano, responsável pela curadoria da exposição, os protótipos têm um nível de excelência que não se encontra na própria Itália.

A exposição “O Legado”, de Leonardo Da Vinci, tem patrocínio do Grupo Educacional UNIESP e do Grupo Brasilinvest, realização da MaisCom, Curadoria do Instituto Vinciano Italiano e apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, da Prefeitura de Campo Grande, da Secretaria de Estado da Educação, da Secretaria Municipal de Educação, da Melke & Prado Advogados Associados e da Sanesul.

Interessados em agendar visitas monitoradas para grupos ou escolas podem entrar em contato pelo e-mail cerimonial@tjms.jus.br ou pelo telefone (67) 3314-1306/1304.

(*)Com informação de TJMS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile