Início Notícias Estado UFGD oferece bolsas para alunos do Ensino Médio

UFGD oferece bolsas para alunos do Ensino Médio

0

14/04/2014 17h05 – Atualizado em 14/04/2014 17h05

Esta é uma oportunidade de o estudante do Ensino Médio conhecer a universidade, seus cursos de graduação e as áreas de pós-graduação

Da Redação

Alunos do Ensino Médio de escolas públicas e técnicas têm a oportunidade de fazer estágio como bolsistas dentro da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Esses bolsistas vão participar de projetos de pesquisa e ações de extensão, sob a orientação de um(a) professor(a) da UFGD. Esta é uma oportunidade de o estudante do Ensino Médio conhecer a universidade, seus cursos de graduação e as áreas de pós-graduação. Além disso, o estudante recebe uma bolsa no valor mensal de R$ 100,00 por um período de 12 meses.

As bolsas são oferecidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM), que é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq).

As inscrições vão até 30 de maio. A ficha de inscrição do aluno está disponível no endereço: http://www.ufgd.edu.br/propp/copq/iniciacaocientifica/downloads. Além da ficha preenchida, o estudante interessado em fazer parte do PIBIC-EM deve providenciar uma cópia do RG e do CPF, uma cópia do histórico escolar de 2013 e um comprovante de matrícula de 2014. Todos esses documentos devem ser entregues pessoalmente no endereço da Coordenadoria de Pesquisa da UFGD (Rua João Rosa Góes, nº1761, Vila Progresso).

Todas as informações sobre como será o processo de seleção dos candidatos estão disponíveis no edital publicado no link: http://editais.ufgd.edu.br/download/Edital_PIBIC-EM_%28Ensino_M%C3%A9dio%29_CNPq-UFGD_2014-2015.pdf.

JOVENS BOLSISTAS

Luan Ramos da Silva é aluno do curso de Engenharia de Alimentos da UFGD. Atualmente, ele está em intercâmbio, na Universidade de Idaho, nos Estados Unidos. Quando fazia o Ensino Médio, Luan foi bolsista da UFGD.

“É uma boa oportunidade, porque eu pude me familiarizar com a universidade, conheci a realidade da graduação. Quando surgiu a vaga de bolsista, eu comecei a pensar qual curso eu queria fazer. Foi depois que eu entrei no PIBIC-EM que eu decidi que queria fazer um curso na UFGD, e escolhi aquele de que eu mais gostei”, disse.

Enquanto bolsista, Luan auxiliou sua professora orientadora na coleta de dados em pesquisas da área de Agronomia, tendo contato com professores, estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Ele ainda participou da organização de eventos como o Workshop de Plantas Medicinais, entre outras atividades.

“Graças a minha participação no PIBIC-EM, quando entrei na faculdade já comecei a correr atrás de algum projeto ou de participar de algum programa no meu curso. Dessa forma, já recebi bolsa permanência, participei do Programa de Iniciação Científica como voluntário, depois passei a receber bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e bolsa em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e agora estou no Ciência Sem Fronteira”, afirmou o estudante.

(*) Com informações de Assecom UFGD

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile