Início Notícias 5° GBM prepara comemoração alusiva ao Dia do Bombeiro em Três Lagoas

5° GBM prepara comemoração alusiva ao Dia do Bombeiro em Três Lagoas

0

18/06/2014 17h49 – Atualizado em 18/06/2014 17h49

Uma história que começou em 1856, com decreto do imperador Dom Pedro II, a Corporação comemora, todo dia 2 de julho, a data alusiva aos “Homens do Fogo”

Léo Lima

O comandante do 5° Grupamento de Bombeiros de Três Lagoas, major BM Leandro Mota de Arruda, está ultimando preparativos para a solenidade alusiva ao Dia do Bombeiro, a ser comemorado no dia 2 de julho próximo.

Na ocasião, diversas personalidades que emprestaram apoio às ações da Corporação deverão ser homenageadas durante o evento, que será realizado nas dependências do SEST/SENAT, localizado na avenida Ponta Porã, 2640, no Jardim Alvorada, a partir das 19h30.

No Brasil, a história do Corpo de Bombeiros começa em 1856, no dia 2 de Julho. O Decreto, assinado pelo Imperador Dom Pedro II, instituiu o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro. Foram reunidas as seções de Bombeiros que existiam para o serviço de extinção de incêndios na Casa do Trem (Arsenal de Guerra).

O primeiro serviço contra incêndios era responsável por orientar medidas de socorro, cabendo a equipe técnica a supervisão dos trabalhos de salvamento e extinção do fogo. Apesar dos equipamentos utilizados serem rudimentares, a cidade já não se mobilizava desordenadamente. Aos poucos, ia-se organizando o núcleo oficial do Corpo de Bombeiros.

Os arsenais deixaram de ser os únicos responsáveis pelos incêndios, embora contassem com melhores equipamentos e pessoal mais especializado, possuíam a colaboração da Repartição de Obras Públicas e de funcionários da Casa de Correção.

ALERTA COM BADALAR DE SINOS E TIROS

Naquela época, o sinal de fogo era dado por tiros de peças do Morro do Castelo, onde uma bandeira vermelha era içada. Em seguida, o toque era convencionado do sino da Igreja de São Francisco de Paula, indicando o lugar do sinistro.

Em 1880, a Corporação passou a ter organização militar e, foram concedidos postos e insígnias aos seus componentes. Com o passar dos anos, equipamentos mais sofisticados foram fornecidos e viaturas mecânicas passaram a ser utilizadas.

Atualmente, é no dia 2 de Julho que se comemora o Dia do Bombeiro, que hoje não só apaga incêndios, mas se responsabiliza pelos atendimentos pré-hospitalares em caso de trauma, salvamentos em altura e em meio líquido, além das atividades de busca e defesa civil.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile