Início Notícias Municípios do norte e nordeste de MS iniciam a colheita do algodão...

Municípios do norte e nordeste de MS iniciam a colheita do algodão safra

0

25/06/2014 16h57 – Atualizado em 25/06/2014 16h57

No nordeste máquinas ainda estão sendo ajustadas, segundo a Ampasul. Na região central, excesso de chuvas provocou alguns prejuízos

Da Redação

Municípios das regiões norte e nordeste de Mato Grosso do Sul já iniciaram a colheita do algodão safra. A informação é do boletim da Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul), divulgado nesta quarta-feira (25).

De acordo com o informativo, na região nordeste, a colheita começou em algumas propriedades de Chapadão do Sul na sexta-feira passada (20). O processo vem ocorrendo de forma mais lenta em razão dos ajustes nas máquinas e a previsão é que o auge da colheita ocorra em julho.

Os produtores também redobram as ações para o controle do bicudo na região, já que, segundo a Ampasul, ainda é grande o número de adultos, larvas e pupas do inseto, nas lavouras.

Já no norte, os municípios de Costa Rica e Alcinópolis também iniciaram a colheita do algodão. Nas propriedades onde a colheita ainda não começou, os produtores já aplicaram desfolhantes e maturadores.

Ainda conforme a Ampasul, na região central, em São Gabriel do Oeste, a colheita do algodão safra deve começar nos próximos dias. Entretanto, o excesso de chuvas no fim do ciclo da cultura provocou prejuízo em algumas áreas, que chegaram a registrar perdas de até 55 arrobas por hectare.

Em contrapartida, no sul do estado, que tem período de semeadura, tratos culturais e colheita diferente das outras regiões sul-mato-grossenses, os produtores que já colheram o algodão têm de se preocupar com a destruição das soqueiras. De acordo com a associação, algumas estão rebrotando, o que demanda uma reaplicação de herbicidas.

(*)Com informação de G1 MS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile