Início Notícias Refugiados do Haiti conquistam vagas em Três Lagoas

Refugiados do Haiti conquistam vagas em Três Lagoas

0

30/06/2014 11h57 – Atualizado em 30/06/2014 11h57

Em apenas um ano, a Polícia Federal (PF) de Três Lagoas, cadastrou 400 haitianos, que chegaram ao município para trabalhar. Eles ocupam vagas em diversos setores do município

Da Redação

Em apenas um ano, a Polícia Federal (PF) de Três Lagoas, cadastrou 400 haitianos, que chegaram ao município para trabalhar. Eles ocupam vagas em diversos setores do município. Porém, a PF acredita que é possível que tenha muito mais desses estrangeiros na cidade porque alguns deles não tiraram o visto que deve ser renovado a cada seis meses. Nesses casos, eles podem ser deportados, se descobertos.

A chegada dos refugiados do Haiti à cidade começou há pouco mais de um ano. Porém, muitos deles passaram a vir para o Brasil a partir de 2010, quando uma catástrofe natural resultou na morte de mais de 300 mil pessoas. Hoje, a maioria entra no Brasil pelo Acre, tanto que o governo daquele estado investiu em transportes e espalhou mais de dois mil deles para outras regiões do País nos últimos meses; a maioria foi para a capital de São Paulo.

Em Três Lagoas, esses haitianos devidamente registrados possuem endereço fixo e emprego. A maioria deles trabalha no setor industrial, mais precisamente no ramo têxtil e também na área de construção civil e no comércio. Atualmente, é comum encontrá-los trabalhando em supermercados e lojas do município. A maioria fala espanhol, inglês e francês, e agora aprendem o português. De acordo com Fátima Montanha, coordenadora do Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador), a grande maioria dos haitianos é contratada diretamente pelas empresas, pois eles não procuram por vagas na unidade. “Há cinco meses até recebíamos uma média de cinco deles, mas hoje eu posso dizer que raramente aparece algum haitiano no Ciat”, destacou.

Empresas exigem que haitianos apresentem carteira de vacinação atualizada
Para conquistar uma vaga de emprego em Três Lagoas os empresários têm exigido a carteirinha de vacinação atualizada dos haitianos, assim como são exigidas de qualquer outro candidato. Segundo Joicieli da Silva, técnica de coordenação do Setor de Imunização do Município, em apenas um alojamento cerca de 100 deles foram vacinados por uma equipe da Imunização contra o tétano, febre amarela, hepatite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba.

Ela destacou ainda que o Setor de Imunização não realiza campanhas exclusivas para os haitianos, justamente porque as empresas não os empregam sem que antes sejam imunizados. “No município não existe um balanço de vacinação específico de estrangeiros, porém, sabemos que diariamente eles passam por unidades de saúde para tomar algum tipo de vacina”, explicou.

(*)Com informação de Correio do Estado

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile