Início Notícias Estado Senai treina equipe para captar alunos para cursos gratuitos na Capital

Senai treina equipe para captar alunos para cursos gratuitos na Capital

0

16/07/2014 10h13 – Atualizado em 16/07/2014 10h13

Senai treina equipe para captar alunos para cursos gratuitos nos CRAS da Capital

A iniciativa integra o Programa Qualifica Campo Grande, que oferece 8 mil vagas em 89 cursos gratuitos até o fim deste ano

Da Redação

O Senai iniciou nesta semana o treinamento de 19 pessoas para atuarem na captação de alunos para os cursos gratuitos de qualificação profissional que serão oferecidos nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social ) da Prefeitura da Capital. A iniciativa integra o Programa Qualifica Campo Grande, que é desenvolvido pela Fiems e Prefeitura Municipal e oferece 8 mil vagas em 89 cursos gratuitos de capacitação até o fim deste ano.

Segundo o gerente de educação do Senai, Marcos Costa, cada integrante do grupo vai atuar em um dos 19 CRAS distribuídos pelas regiões do Segredo, Bandeira, Anhanduizinho, Prosa, Lagoa e Imbirussú. “O treinamento está sendo importante para que cada um conheça melhor o sistema de inscrição e possa de forma ágil realizar a matricula dos interessados, mostrando as opções de cursos que estão disponíveis em cada bairro de Campo Grande”, declarou.

Um dos integrantes da equipe é o estudante Weliton dos Santos Fernandes, que participa do treinamento e acredita que o trabalho vai contribuir para dar mais oportunidade a quem busca uma qualificação profissional. “Com certeza vai ser muito importante para ajudarmos na captação das pessoas para que elas façam os cursos que são oferecidos na região em que elas moram”, disse.

O PROGRAMA

Para execução do Qualifica Campo Grande, estão sendo disponibilizados 28 containers salas de aula e unidades móveis do Senai, salas de aula localizadas nos 19 CRAS da Prefeitura Municipal e associação de moradores parceiras. O Programa tem como público alvo pessoas com idade mínima de 16 anos e que estão cadastradas ou em processo de cadastramento no CadÚnico, mesmo que não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do BPC (Benefício de Prestação Continuada), contribuindo para a qualificação dessa mão de obra e a inserção desses trabalhadores capacitados no mercado de trabalho.

As 8 mil vagas são disponibilizadas no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego) e também da gratuidade regimental do Senai. Os cursos já começam no próximo dia 23 de junho nas unidades móveis e nos containers salas de aula do Senai e nas salas disponibilizadas pelos CRAS do Dom Antônio Barbosa, Estrela Dalva, Popular, Vila Gaúcha, Aero Rancho, São Conrado, Canguru, Guanandi, Jardim AAeroporto, Jardim Moema, Los Angeles, Nossa Senhora Aparecida, Novos Estados, Tiradentes, Vila Nasser, Moreninha 2, Indubrasil, Cecapro, Cpaca Jardim Columbia e Centro Popular.

ALUNOS

Em alguns bairros, os cursos já estão sendo realizados e representam novas perspectivas para os alunos. É o caso da enfermeira aposentada Arnalda Franco de Almeida, 54 anos, que mora no Bairro Dom Antônio Barbosa e fazendo o curso de confeccionador de lingerie e moda praia realizado pelo Senai no Cecapro (Centro de Capacitação Profissional), ligado ao CRAS do bairro. “A minha intenção é montar um negócio próprio em sociedade com as minhas duas irmãs que também estão matriculadas no curso”, informou.

Já a aluna Julcineia da Silva, 36 anos, contou que deixou o trabalho de auxiliar de limpeza para fazer o curso de confeccionador de lingerie e moda praia realizado pelo Senai no Dom Antônio. “Entrei no curso para melhorar minha renda e agora pretendo fazer mais cursos na área”, informou. A artesã Roseli Rodrigues, 51 anos, também busca no curso a oportunidade de conquistar mais independência. “O meu objetivo é produzir peças íntimas para revender em casa. Quero uma fonte de renda extra para a minha família”, disse, acrescentando que esse é o segundo curso que participa e pretender se especializar ainda mais.

Serviço – Mais informações sobre o Programa Qualifica Campo Grande podem ser obtidas pelo telefone 0800-7070-745

(*) Com informações de Assecom Fiems

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile