Início Notícias Estado Cargill realiza audiência pública para apresentar plano de expansão da unidade em...

Cargill realiza audiência pública para apresentar plano de expansão da unidade em Três Lagoas

0

11/08/2014 15h09 – Atualizado em 11/08/2014 15h09

Com a expansão da fábrica local, a produção de biodiesel aumentará e nova refinaria de glicerina dará impulso à indústria farmacêutica e de cosméticos

Léo Lima com assessoria

O projeto de expansão da fábrica da Cargill em Três Lagoas começa a sair do papel para se concretizar. A partir da próxima quarta-feira (14), a multinacional americana apresentará, durante audiência pública, o plano de expansão da unidade local de extração e óleo de soja, produção e biodiesel, ramal ferroviário, ampliação do terminal de barcaça e implantação da refinaria de glicerina.

O evento tem objetivo apresentar o empreendimento e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), expor os graus de impacto, as medidas mitigadoras e compensatórias e os programas ambientais. Tem como finalidade dirimir dúvidas e recolher opiniões, críticas e sugestões, de segmentos da população interessada na expansão da Cargill, a fim de subsidiar a decisão quanto ao seu licenciamento ambiental.

A audiência pública acontecerá a partir das 19 horas, no Centro de Eventos Leiloado, localizado na rodovia BR-262, Anel Viário, quilômetro 11, em Três Lagoas. É uma realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), com consultoria da Poyry.

PLANTA DE EXPANSÃO

A expansão aumenta a capacidade de processamento de grãos e a implantação de uma nova planta de refinaria de glicerina. Através dessa expansão, a Cargill tem como meta principal operar a planta de biodiesel em plena carga, porque atualmente sua produção encontra-se em torno de 80% de sua capacidade nominal. Porém, para que se a plena carga na produção de biodiesel será necessária a expansão do setor de processamento de grãos de soja. Por consequência, em função do aumento no processamento, haverá um acréscimo na produção de farelo de soja.

No processo de produção de biodiesel, obtem-se como produto o biodiesel e a glicerina. Atualmente, a Cargill trata a glicerina de forma a obter-se a “glicerina loira”, com 80-85% de pureza, que é comercializada. Nesse processo de expansão da fábrica, a Cargill pretende purificar ainda mais essa glicerina, através da implantação de uma nova refinaria de glicerina, de forma a se obter um grau de pureza da ordem de 99%, cujas aplicações estão direcionadas à indústria farmacêutica e de cosméticos.

SOBRRE A CARGILL

A usina da Cargill em Três Lagoas iniciou em agosto de 2012 a produção de biodiesel em escala comercial. Instalada ao lado da indústria de esmagamento no Distrito Industrial I, no Jupiá, a capacidade da usina, no começo, era de produzir até 700 mil litros de biocombustível por dia (200 mil toneladas/ano, correspondente a 252 milhões de litros/ano).

A multinacional americana é a maior empresa de agronegócios do mundo e a segunda maior exportadora do setor no Brasil. Foram investidos R$ 130 milhões na usina de biocombustível.

No Brasil desde 1965, a Cargill é uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 16 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 156 municípios, e com mais de 9 mil funcionários. São 143 mil funcionários em 67 países. Em 2012, alcançou receita bruta consolidada de R$ 25,6 bilhões.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile