Início Notícias Estado Paciente com câncer vai ao MP exigir que Prefeitura de Bataguassu atenda...

Paciente com câncer vai ao MP exigir que Prefeitura de Bataguassu atenda sua necessidade com transporte

0

09/09/2014 17h20 – Atualizado em 09/09/2014 17h20

Prefeitura de Bataguassu pode ser notificada pelo MP a atender paciente com câncer

Em março deste ano, a casa de Cláudio Brogna foi consumida por um incêndio; agora, seu problema é falta de atenção por parte da administração municipal em não fornecer transporte para que ele trate sua saúde

Léo Lima

Após ter a casa onde morava com a esposa e os quatro filhos, no bairro Jardim Campo Grande, em Bataguassu, consumida pelas chamas de um incêndio, em março deste ano, Cláudio Martins Brogna, de 36 anos, descobriu na época que é portador de uma doença grave, que ataca milhões de pessoas no mundo: o câncer. Porém, não se desesperou como muitos pacientes com câncer se comportam. Enfrentou mais esse desafio em sua vida e há seis meses vem realizando tratamento em uma cidade no interior paulista, já que no lugar onde vive não tem condições de efetuar o combate à doença.

No entanto, essa situação mudou no momento em que o benefício do transporte, disponibilizado pela Prefeitura de Bataguassu, foi interrompido. Tal fato pode prejudicar o tratamento de Cláudio em Jaú (SP), onde ele realiza exames e sessões de quimioterapia subcutânea para combater o câncer de pele. “Eles [prefeitura] deram o transporte para a gente [dezenas de outros pacientes com a mesma doença], mas na última semana disseram que não tinham mais veículo à disposição e agora não tenho mais condições de ir até Jaú fazer a quimioterapia e pegar os medicamentos”, desabafou Brogna.

Por conta disso, registrou queixa na Delegacia de Polícia local e foi também ao Ministério Público em busca de amparo legal. “Procurei o Ministério Público para ajuizar uma ação e o MP disse que vai notificar a Prefeitura para que num prazo de 24 horas volte a fornecer o transporte”, afirmou Cláudio à reportagem do Perfil News, na tarde desta terça-feira (09).

Segundo Cláudio, ele procurou a administração municipal, mas a Assistência Social acenou com a possibilidade de fornecer passagens rodoviárias para que ele se desloque até Jaú. “Mas, como é que eu vou ficar, sem auxílio de hospedagem – tenho que ficar pelo menos três dias lá – e alimentação”, cobrou. Disse que todo dia 15 tem que estar na cidade paulista para realizar o tratamento. Brogna é portador da enfermidade denominada melanoma maligno (câncer de pele).

SEM TETO

A casa onde Cláudio residia foi palco de um incêndio no dia 28 de março deste, cujo sinistro consumiu também móveis e eletrodomésticos que a família tinha. Por conta disso, ele pediu ajuda da população local e também da Prefeitura de Bataguassu. “A prefeitura está pagando o aluguel de uma casa para a gente morar enquanto nossa casa é recuperada; também fornece uma cesta básica. Mas, o maior auxílio veio da comunidade que ajudou com doações de móveis e outros objetos necessários para nossa vida continuar”, contou ele.

Cláudio disse também que “o governo do Estado (não precisando quem se comprometeu) ficou de arrumar material de construção para a gente reerguer a casa, mas até agora não veio nada”.

Até o Legislativo Bataguassulense acudiu ao pedido de socorro de Cláudio Brogna, por conta do incêndio. De autoria dos vereadores Maria Pereira da Silva, Reginaldo Aparecido Pereira e João Carlos Kotai, a Câmara Municipal enviou requerimento à Prefeitura Municipal para que, através da Secretaria de Assistência Social, “possa dar total apoio à família do senhor Cláudio Martins Brogna, além do que já obteve pelo Poder Público, sendo possível a doação de materiais para que o mesmo possa reconstruir sua casa”.

O documento foi apresentado e aprovado no dia 14 de abril deste ano. Até o momento, segundo Cláudio Brogna, nenhuma providência foi tomada pela Prefeitura nesse sentido.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile