Início Notícias Geral Empresário prova que é possível achar brechas em mercado de alta concorrência

Empresário prova que é possível achar brechas em mercado de alta concorrência

0

20/10/2014 15h26 – Atualizado em 20/10/2014 15h26

Loja de calçados em São Paulo supera três dilemas para construir seu “oceano azul” em um mercado extremamente explorado, criando assim novo nicho para nadar sozinha. Inspirado pelo livro Blue Ocean Strategy, o empresário Humberto Baptista fundou a loja You By Pccadilly e, em menos de um ano, já recuperou o investimento inicial e pretende abrir filiais

Assessoria

De acordo com os autores do livro Blue Ocean Strategy, W Chan Kim e Reneé Mauborgne, a melhor estratégia para se diferenciar e afastar a concorrência não é competir diretamente, mas sim parar de competir. Brigar com a concorrência e buscar uma fatia de um mercado já extremamente explorado é como nadar em um oceano vermelho. Derrubar dilemas, superar desafios e entrar em um mercado virgem são os caminhos para a criação do seu próprio oceano azul, no qual a concorrência se torna irrelevante.

E é isso que Humberto Baptista, fundador da You By Piccadilly, está fazendo. Há mais de 10 anos no mercado como consultor de melhoria organizacional para o varejo, Baptista prestou serviços para empresas como Riachuelo, Dorma e a própria Piccadilly. Foi após o período de consultoria na marca que Baptista percebeu a grande oportunidade que tinha em suas mãos.

Ter uma loja de calçados femininos o colocaria no meio de um oceano vermelho gigante. Por isso, inicialmente, o empresário levantou três dilemas. O primeiro era poder oferecer calçados que fossem lindos, mas que, ao mesmo tempo, garantissem um conforto único as às mulheres. Através da marca Piccadilly ele teria uma gama de produtos imensa que cumpriria os dois pré-requisitos. O segundo era ter a maior diversidade de modelos da marca em uma única loja, já que as outras revendas sempre apostam em um número limitado de modelos. Abriu uma loja exclusiva da Piccadilly, o que o permitiu ser a revenda com maior número de modelos da marca. O terceiro dilema era a disponibilidade de produtos. Após a consultoria que a realizou na Piccadilly, ele mesmo criou uma maneira mais ágil de repor estoque, permitindo a loja receber modelos apenas três dias após o pedido.

Com os três dilemas superados, Baptista tinha seu oceano azul. A partir daí a loja deslanchou. Em menos de um ano recuperou o valor do investimento inicial do projeto e a abertura da segunda loja da You By Piccadilly está prevista para dezembro deste ano. Além disso, no ano que vem o empresário pretende abrir mais quatro lojas na cidade de São Paulo.

EXPANDIR AINDA MAIS

Para criar seu oceano azul, Baptista estabeleceu com sua equipe um conceito criado por ele chamado de Muralhas de Esparta. “Quem entende um pouco de história sabe que não existiam muralhas em Esparta, apenas os guerreiros, sempre a postos para as batalhas”, comenta o empresário.

E é assim que ele prepara sua equipe, deixando-a sensível o tempo todo, atenta ao mercado, a demanda de suas clientes e a qualquer movimento que os possa tirar de seu oceano azul. “A equipe está sempre preparada para lutar, levantar muralhas de comodismo, existentes em todo varejo hoje, não faz parte do nosso conceito”, finaliza Baptista.

SOBRE A LOJA

Localizada no bairro de Moema, a You By Piccadilly é a primeira loja que vende exclusivamente calçados da Piccadilly, marca de calçados femininos presente há mais de 58 anos no mercado, em São Paulo. Após identificar que as coleções da marca têm o seu potencial desperdiçado quando ficam restritas apenas em canais multimarcas, o consultor Humberto Baptista inaugurou a loja em novembro de 2013. Com o slogan “Você, moda e conforto no mesmo lugar”, as consumidoras encontrarão na You By Piccadilly a grande variedade de modelos repletos de estilo e tecnologias de conforto que a Piccadilly oferece em um único espaço.

(*) Com AtitudeCom Estratégia em Comunicação

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile