Início Notícias Estado Notificações de febre chikungunya aumentam em MS; em Três Lagoas já são...

Notificações de febre chikungunya aumentam em MS; em Três Lagoas já são 3 casos

0

08/12/2014 16h14 – Atualizado em 08/12/2014 16h14

O número de notificações, que na última semana era de 42 em todo o Estado, subiu para 47

Da redação

O número de notificações de casos de febre chikungunya em Mato Grosso do Sul cresceu novamente, conforme boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) nesta segunda-feira (8). Os últimos três boletins, feitos semanalmente, registraram aumento de pelo menos 5 notificações cada. A maioria dos casos é da Capital.

O número de notificações, que na última semana era de 42 em todo o Estado, subiu para 47. Das 5 novas notificações, 4 são da Capital e 1 de Coxim, que ainda não tinha nenhum caso notificado da doença. Segundo a SES, 32 das notificações (sendo 22 de Campo Grande) aguardam resultado de exames, e 9 já foram descartadas, 8 de Campo Grande e 1 de Itaquiraí.

Os casos notificados são em Campo Grande (31), Dourados (3), Três Lagoas (3), Bandeirantes (2), Água Clara (1), Corumbá (1), Coxim (1), Itaquiraí (1), Ribas do Rio Pardo (1), Rio Brilhante (1), Rio Verde (1) e São Gabriel do Oeste (1).

O único caso confirmado é de Campo Grande, de 17 de outubro. O paciente ficou internado cerca de três semanas, obteve alta e passa bem. Ele recebeu atendimento médico em uma clínica particular da Capital.

Chikungunya

A febre chikungunya é uma doença parecida com a dengue e transmitida pelos mesmos mosquitos, o Aedes aegypti e Aedes albopictos, mas só tem um sorotipo, ou seja, cada pessoa só pega a doença uma vez. Os sintomas também são os mesmos da dengue: dor de cabeça, febre, dores musculares e nas articulações e podem durar de três a dez dias.

Os sintomas da doença são febre de início súbito e maior que 38,5°C, dor intensa nas articulações de inicio agudo, acompanhada ou não de edemas.

(*) Midiamax

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile