Início Notícias Três Lagoas: Novo Bispo ainda não foi aprovado pelo Papa

Três Lagoas: Novo Bispo ainda não foi aprovado pelo Papa

0

09/12/2014 11h06 – Atualizado em 10/12/2014 14h07

Desde a morte de Dom Moreira, a Diocese de Três Lagoas é administrada pelo Padre Altair Ferreira, pároco de Água Clara

Guta Rufino

Desde a morte de Dom José Moreira Bastos, em abril deste ano, a Diocese de Três Lagoas está sem Bispo. A escolha de um novo Bispo deve ser aprovada pelo Papa.

Nestes 10 meses que se passou desde a morte de Dom Moreira, quem administra a Diocese é o Padre Altair Ferreira, que é pároco em Água Clara. Ele vem duas vezes por semana em Três Lagoas desenvolver sua missão. “A dificuldade que as vezes encontramos se deve ao fato de que nós, Padres, não fomos preparados para sermos administradores”, entretanto ele explica que conta com a ajuda dos demais membros da comunidade diocesana.

NOVO BISPO

O Padre Altair comentou que o processo para eleger um novo Bispo é um tramite demorado. “Quando o Bispo morre nós comunicamos a Santa Sé – situada em Roma – e temos o período de oito dias para eleger um administrador, como foi no meu caso. São realizadas consultas para verificar se as caraterísticas, qualidades do bispo são competentes à Diocese à qual ele será designado, além disso, ele precisa aceitar. Depois desse processo, a aprovação é destinada ao Papa”, e ainda explicou que o administrador da Diocese pode ser um Bispo ou um Padre eleito Bispo”.

A IGREJA

Segundo o Padre, o número de católicos praticantes é reduzidos. “Muitos são batizados, se declaram no IBGE como católicos, mas não são praticantes. Nossos padres são preparados para atender a demanda, que é grande em Três Lagoas, mas em proporção as estatísticas, ainda é pouca”, comentou.

ESTRATÉGIAS

Desde de o ano passado, a Diocese de Três Lagoas tem atuado de maneira setorizada, para atrair os fiéis para a igreja. “ Nós criamos pequenas comunidades, junto as pastorais, que são missionárias e buscamos os batizados, para que possam refletir sobre a Palavra de Deus, buscamos os que estão afastados da igreja”, disse o administrador.

SOBRE O PAPA

O Padre também comentou sobre a conduta do Papa Francisco, que vem surpreendendo a todos os féis e não fiéis. “Para nós latino-americanos é bonito e necessário as mudanças que ele tem proposto. Somos um povo grande e diverso, que buscamos a Deus”, concluiu.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile