Início Notícias Estado Empregos na indústria recuam 0,4% na passagem de setembro para outubro

Empregos na indústria recuam 0,4% na passagem de setembro para outubro

0

10/12/2014 11h54 – Atualizado em 10/12/2014 11h54

Polo de desenvolvimento estadual, Três Lagoas concorreu para esse quadro de desemprego nacional, com saldo negativo de 2.402 trabalhadores demitidos

Léo Lima com informações

O emprego na indústria caiu 0,4% na passagem de setembro para outubro deste ano. Com essa, que é a sétima queda consecutiva nesse tipo de comparação, a perda acumulada do emprego industrial é 3,9%. Os dados foram divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em Três Lagoas, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a passagem dos períodos foi determinante para a visualização de que a realidade no mercado de trabalho na cidade mudou e bastante. Conforme os dados, o quadro de contratações foi bem menor do que o volume de demissões. Foram admitidos 3.524 trabalhadores e dispensados 5.925, um saldo negativo de -2.402 postos de trabalho.

A indústria também perdeu postos de trabalho na comparação com outubro do ano passado (-4,4%). Nesse tipo de comparação, o contingente de trabalhadores brasileiros diminuiu nos 14 locais pesquisados, sendo que a maior queda foi observada em São Paulo (5%). Dezesseis das 18 atividades pesquisadas reduziram postos de trabalho, com destaque para meios de transporte (-8,1%), máquinas e equipamentos (-7,3%) e alimentos e bebidas (-2,4%).

O emprego na indústria acumula perdas de 3% no ano e de 2,8% no período de 12 meses. O número de horas pagas também caiu em todos os tipos de comparação: em outubro na comparação com setembro deste ano (-0,8%), em outubro na comparação com o mesmo período do ano passado (-5%), no acumulado do ano (-3,6%) e no acumulado de 12 meses (-3,3%).

Já a folha de pagamento real (soma dos salários pagos a todos os trabalhadores) cresceu 1,1% de setembro para outubro, no entanto, teve quedas de 2,3% na comparação com outubro do ano passado; de 0,3%, no acumulado do ano, e de 0,8% no acumulado de 12 meses.

(*) Com Agência Brasil e Caged

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile