Início Notícias Estado PRF divulga resultado parcial da “Operação Carnaval” 2015

PRF divulga resultado parcial da “Operação Carnaval” 2015

0

13/02/2015 14h18 – Atualizado em 13/02/2015 14h18

Motoristas embriagados, ultrapassagens em local impróprio e acidentes, foram observados no Estado até o momento

Patrícia Miranda

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apresentou resultado parcial da “Operação Carnaval”, que se iniciou na segunda-feira (9) e prossegue até o próximo dia (18). Dez motoristas foram flagrados, dirigindo embriagados nas rodovias sul-mato-grossenses, as autuações por ultrapassagens indevidas chegaram a 157 e 1.217 testes de alcoolemia foram aplicados.

Acidentes

Foram registrados 28 acidentes, com oito feridos e dois mortos. O primeiro caso fatal foi registrado na terça-feira (10), na BR-163, no KM 423 em Campo Grande, onde um ciclista de 57 anos foi vítima de atropelamento.

O segundo caso foi na quinta-feira (12) e envolveu uma colisão traseira de uma motocicleta em um veículo, que ocasionou a morte de um homem de 25 anos, BR-060, KM 423 em Guia Lopes da Laguna.

Ação educativa

Acontecerá, hoje (13) a partir das 15h30, uma ação conjunta entre a PRF e a CCR MSVia (empresa responsável pela concessão do trecho da BR-163). Serão distribuídos bafômetros educativos e folhetos didáticos na BR-163/MS. A ação se desenvolve em frente ao Posto de Fiscalização da PRF localizado no km 455, em Campo Grande (MS), saída para SP. A proposta é reforçar a campanha de combate ao uso de álcool por motoristas durante o Carnaval.

A distribuição dos bafômetros educativos não tem caráter de fiscalização. Os denominados “etilotestes químicos”, esses instrumentos descartáveis servem apenas para conscientizar os motoristas de que qualquer quantidade de álcool consumido é absorvida pelo organismo e afeta a capacidade de reflexo. Uma base reagente na forma de cristais identifica a presença de etanol no ar expirado pela pessoa.

Além dos etilômetros educativos, serão distribuídos folhetos educativos com dicas de segurança para este Carnaval. Entre outras recomendações, o folheto sugere que os passageiros não deixem o motorista consumir bebidas alcoólicas ou não aceitem carona. Se os motoristas forem beber, devem optar por utilizar táxis, ônibus ou pegar carona com quem não consumiu bebida alcoólica.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile