Início Notícias Polos farmacêuticos passam a funcionar a partir de segunda

Polos farmacêuticos passam a funcionar a partir de segunda

0

27/02/2015 16h40 – Atualizado em 27/02/2015 16h40

Novos polos farmacêuticos passam a funcionar a partir de segunda-feira

Secretaria de Saúde vai reestruturar assistência farmacêutica para distribuição de medicamento. O Município terá seis polos para dispensação de remédios

Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde irá implantar, a partir da próxima segunda-feira (02), seis polos de distribuição gratuita de medicamentos, pactuados e não pactuados, autorizados por prescrição médica.

O novo serviço visa melhorar e reestruturar o controle de medicamentos, além de proporcionar melhor assistência à população por parte dos farmacêuticos. Com a mudança, será possível que os farmacêuticos da Rede Pública de Saúde tenham melhor controle dos medicamentos.

“Vários fatores implicaram nesta decisão, a primeira é a necessidade de um técnico nos locais de dispensação de medicamentos que possa auxiliar o paciente, distribuir o medicamento corretamente, além de prevenir desperdício de medicamentos”, explica a secretária Municipal de Saúde, Eliane Brilhante.

O novo sistema vai descentralizar o fornecimento de medicamentos controlados, uma vez que não será disponibilizado apenas no Centro de Especialidades Médicas (CEM), mas sim em todos os polos de distribuição.

“Remédios de hipertensão, saúde mental, ou seja, os psicotrópicos que agem diretamente no sistema nervoso, estarão disponíveis em todos os polos, o que facilita a retirada dos mesmos não concentrando o atendimento somente no CEM”, explica Andrea da Silva Nakamura, farmacêutica responsável pela Central de Abastecimento do Município.

Com a reformulação, o Município cumpre de forma mais eficaz a portaria 271 de 27/02/2013 – Sistema Horus (base nacional de dados de ações e serviços da Assistência Farmacêutica).

Os polos funcionarão das 6h às 17h, sem interrupção. “Sempre haverá um farmacêutico e um atendente de farmácia nestes polos”, atenta Andrea.

POLOS DE DISTRIBUIÇÃO

POLO 1 – Centro de Especialidades Médicas (CEM) – Avenida Clodoaldo Garcia, nº 280 – Fone: (67) 3929-9989 e (67) 3929-1275.

POLO 2 – Joel Neves – Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (E.A.C.S) – Joel Neves da Silva- Rua Pelópedes Gouveia, s/n, Parque São Carlos. Fone: (67) 3929–9889.

POLO 3 – Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (E.A.C.S)- Eurídice Chagas Cruz. – Rua Bernardino Mendes, nº 258, Santa Luzia. Fone: (67) 3929 – 1795.

POLO 4 – Clínica da Criança – Clínica de Pediatria e Ortopedia Carlos Azambuja Leão Junior – Rua Egídio Thomé, s/n, Bairro JK. Fone: (67) 3929-1290 e (67) 3929-129.

POLO 5 – Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (E.A.C.S)Vila Alegre. Rua Bernardino Rodrigues Montalvão, nº 3725, Bairro Vila Alegre. Fone: (67)3929 – 1853.

POLO 6 – Estratégia de Saúde da Família – (ESF) Paranapungá. Rua José Lopes Sejópoles, nº 985, Paranapungá. Fone: (67) 3929 – 1245.

“Foi uma decisão fundamentada em diversos estudos. O importante é que possamos atender a todos. São pontos estratégicos que irão abranger todos os Bairros da cidade, ressalta Eliane Brilhante.

O polo de distribuição da unidade Estratégia de Saúde da Família do Distrito de Arapuá, Altair Cabral Traninn, será mantido.

(*) Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Três Lagoas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile