Início Notícias O que a três-lagoense acha da data consagrada a ela?

O que a três-lagoense acha da data consagrada a ela?

0

05/03/2015 08h39 – Atualizado em 05/03/2015 08h39

O que a três-lagoense acha da data consagrada a ela?

Entre comemorações especiais pela data e a batalha por seus espaços na sociedade, as mulheres três-lagoenses acreditam que apesar das muitas conquistas, elas devem buscar sempre mais

Patrícia Miranda

Segundo o site da Revista Escola, muitos contam que a data escolhida seria uma homenagem a operárias que morreram em um grave incêndio em uma fábrica têxtil na cidade de Nova York em 1911. Contudo, o acidente aconteceu em 25 de março, mas marcou as lutas femininas do século XX. Os eventos que marcaram a data são bem mais antigos.

Protestos já aconteciam desde o final do século 19, pela Europa e Estados Unidos. As jornadas de trabalho de 15 horas diárias e os salários levaram as mulheres a realizarem greves por melhores condições trabalhistas. O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1.500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data, como sendo 28 de fevereiro.

Foi em 8 de março de 1917, quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, na Rússia. A data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

ENTREVISTA

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que acontecerá no próximo domingo (08), o site Perfil News foi às ruas saber o que as mulheres acham da data, que é dedicada especialmente a elas.

Entre as respostas, houve uma psicóloga que disse que se sente duplamente homenageada, pois é seu aniversário. Uma dona-de-casa disse que já sofreu preconceito no trabalho por realizar uma atividade masculina e para outras que a data é motivo para comemoração entre amigas.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile