Início Notícias SEMEC inicia implantação do projeto ProUCA em Três Lagoas

SEMEC inicia implantação do projeto ProUCA em Três Lagoas

0

25/03/2015 15h25 – Atualizado em 25/03/2015 15h25

Escola Elson Lot Rigo é a primeira a receber os computadores

Assessoria

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) deu início ao Programa Um Computador Por Aluno (ProUCA). A primeira escola a receber 180 máquinas foi a Elson Lot Rigo, tornando-se projeto piloto. A secretaria prevê para a próxima semana o anúncio das próximas três unidades escolares que deverão receber os computadores e um cronograma de instalação nas demais escolas.

A Prefeitura Municipal adquiriu 3.070 netbooks, denominados laptops educacionais, para a Rede Municipal de Ensino (Reme). Investimentos na ordem de R$ 1, 060 milhão, financiados pela Caixa Econômica Federal, através de linha de financiamento especial, previsto na Lei 12.249, de 10 de junho de 2010, quando foi criado o ProUCA. O programa que visa atender alunos do 3º ao 9º foi iniciado nesta semana pela SEMEC.

De acordo com o coordenador do Departamento de Projetos e Programas da SEMEC, Urbano Azambuja, para que o programa fosse implantado nas escolas seria necessária a adaptação da rede elétrica nas unidades escolares, instalação de rede de internet e aquisição de armários.

No início, segundo o coordenador, o projeto tornou-se inviável devido ao preço por unidade escolar. No entanto, a SEMEC realizou estudos para verificar a possibilidade de alternativas, chegando à conclusão da necessidade de ser implantado um projeto em uma escola piloto, com tecnologia que pudesse dar suporte aos objetivos do programa.

Segundo Azambuja, o projeto piloto iniciou na escola Elson Lot Rigo, após rigorosos testes de calculo de energia. “Foram realizados diversos testes, em locais isolados. Queríamos ter certeza que seria seguro aos alunos. Portanto, os testes de instalações elétricas deram certo.

Já nesta semana, estamos fazendo testes de logística, ou seja, o espaço físico das unidades onde receberão os computadores. Os netbooks são da marca Positivo, a mesma que fornece as apostila ao município, portanto, a metodologia deve ser a mesma aplicadas nas escolas, por meio do sistema Aprende Brasil ”, disse.

QUALIFICAÇÃO

O secretário de Educação e Cultura, professor Mario Grespan Neto, disse que após a aquisição dos computadores em 2012, a SEMEC iniciou treinamentos e qualificações para trabalhar com o programa. “Antes de colocar para funcionar, a SEMEC passou por treinamentos para saber como trabalhar da melhor forma possível com este programa.

Inclusive, estive antes mesmo da aquisição dos computadores, no estado de São Paulo para passar por treinamento. É importante observar também, que qualquer pessoa que realizar uma breve pesquisa, irá constatar que no país, de um modo geral, enfrentou problemas com a implantação do programa sem planejamento, principalmente de infraestrutura. A SEMEC procurou minimizar as possibilidades de surgirem problemas, e poder ter respostas mais eficazes nos problemas que possam vir a surgir”.

Para Grespan, o início do programa marca um momento histórico para o município, visto que o ProUCA tem como objetivo a inclusão digital pedagógica. “Nossos professores, junto ao Departamento Pedagógico da SEMEC, sempre procuraram incluir a tecnologia no ambiente escolar. Porém, sabemos que não são todos os alunos que possuem computador em casa. Agora, como esse recurso na escola, torna-se mais fácil a união de tecnologia e educação, o acesso à Internet pode ser uma poderosa ferramenta de melhoria da qualidade da educação. Acredito que iremos assistir a um novo momento da educação no município, com um mundo de possibilidades”.

A SEMEC deverá anunciar o cronograma de instalação em outras escolas, juntamente com práticas pedagógicas envolvendo o sistema, e também um balanço detalhado dos processos de instalação para servir como modelo para as outras unidades, nos próximos 15 dias.

PROUCA

O equipamento adquirido contém sistema operacional específico e características físicas que facilitam a utilização e garantem a segurança dos estudantes e foi desenvolvido especialmente para uso no ambiente escolar.

(*) Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Três Lagoas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile