Início Notícias Estado Trabalhadores em educação definem hoje se entram em greve

Trabalhadores em educação definem hoje se entram em greve

0

22/05/2015 10h00 – Atualizado em 22/05/2015 10h00

Trabalhadores em educação definem hoje se entram ou não em greve

A decisão ocorrerá em Assembleia Geral da FETEMS, às 14hs.

Assessoria

Esta sexta-feira, 22 de maio, será mais um dia histórico na luta dos trabalhadores e trabalhadoras em educação de Mato Grosso do Sul. Logo mais haverá Assembleia Geral da categoria, na sede da FETEMS, às 14hs, onde a categoria irá deliberar se fará, ou não, greve, a partir da semana que vêm.

De acordo com o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, a decisão final é da categoria. “Iniciamos esse dia reafirmando o nosso compromisso com a decisão que a nossa base irá tomar, pois na FETEMS quem decide os rumos da nossa luta são os mais de 25 mil filiados e filiados, que possuem direito a voz e vez em nossas instâncias de deliberações e ontem participaram de Assembleias Municipais por todo o Estado”, afirma.

As reivindicações dos trabalhadores em educação de MS são:

• O reajuste dos administrativos em educação – Além disso, a categoria também reivindica trazer a data base dos funcionários de escola para janeiro, atualmente é em maio, juntamente com a dos professores.

• O pagamento de 10,98% de reajuste dos professores – Referente ao cumprimento da Lei Estadual n° 4.464, de 19 de Dezembro de 2013, que trata sobre o reajuste de 25,42%. No início do ano foi concedido 13,01% de reajuste aos professores, referente ao Piso Nacional, porém ficou 10,98% em pendência de acordo com a Lei Estadual. No acordo firmado até o dia 15 de maio o Governo deveria debater como esse montante seria pago com a comissão de negociação, porém isso não ocorreu.

• O pagamento de 1/3 de hora-atividade para os professores, referente a 2013 – O pagamento de 1/3 de hora-atividade para os professores da Rede Estadual, equivalente a 2013, a partir de janeiro de 2015, foi acordado no Pacto pela Educação Pública de outubro de 2012 e está consolidado na Lei Complementar 165.

Segundo o presidente da Federação, Roberto Botareli, a direção tirou indicativo de greve na Rede Estadual de Ensino, a partir do dia 21 de maio e amanhã, durante esta Assembleia Geral, que acontecerá na Assembleia Legislativa de MS, a partir das 14hs, pois todos já estarão lá, os trabalhadores em educação irão votar se aceitam ou não paralisar as atividades na Rede Estadual.

No último dia 14 de maio, em uma grande Assembleia Geral, na rampa que dá acesso a Assembleia Legislativa, com a presença de mais de três mil trabalhadores, a direção da FETEMS colocou em votação o indicativo de greve, que foi aprovado por unanimidade e se hoje, a categoria deliberar por esse caminho, a paralisação, por tempo indeterminado, inicia na próxima quarta-feira (27).

Atualmente a Rede Estadual de Ensino possui cerca de 20 mil professores e 5 mil administrativos em educação. O orçamento previsto para educação pública de MS neste ano de 2015 é de cerca de 1 bilhão e 900 milhões de reais.

(*) FETEMS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile