Início Notícias Esportes Federação de futebol dá um gás nas ligas municipais e quer amadorzão

Federação de futebol dá um gás nas ligas municipais e quer amadorzão

0

22/06/2015 10h09 – Atualizado em 22/06/2015 10h09

Nos últimos dias, sete ligas agilizaram regularização, enquanto que outras dez deram início aos trâmites; meta da FFMS é contar com 30 ligas e criar estadual amador

Da redação

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) está dando um gás na formação das ligas municipais de futebol. Nos últimos dias, sete ligas agilizaram processo de regularização, enquanto que outras dez deram início aos trâmites burocráticos. A meta da entidade que organiza o futebol sul-mato-grossense é contar com pelo menos 30 ligas, e a partir delas promover o campeonato estadual amador – o primeiro degrau antes da profissionalização.

Entre os pré-requisitos para formar uma liga, estão o cadastro de pessoa jurídica (CNPJ) e os vínculos com a federação e o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MS). Cada liga deve contar com pelo menos dez equipes amadoras, mas clubes profissionais de futebol estão livres para participar.

Com as ligas implantadas, a FFMS espera mobilizar de forma permanente até 6 mil atletas amadores em todo estado.

Segundo o vice-presidente e coordenador técnico da FFMS, Marcos Tavares, a formalização das ligas deve contribuir para afastar empresários oportunistas, que vêm ao estado promover peneiradas e levar jovens promessas para outras regiões do país.

Cada liga será obrigada a fazer um campeonato sub-15, e todos os jogadores deverão ser registrados junto ao sistema da federação e da CBF. Então, o garoto pode até ser levado para fora, mas quando o empresário fizer o registro, vai perceber que o menino já possui um vínculo – explica Tavares.

A federação promete dar suporte técnico e administrativo às ligas, que poderão criar seus campeonatos locais. Futuramente, os campeões municipais disputarão o estadual amador, que dará vaga na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense.

Confira a situação atual das ligas:

– Regularizada (1)

Corumbá

– Em fase de conclusão (7)

Anastácio

Coxim

Caarapó

Campo Grande

Três Lagoas

Aquidauana

Ribas do Rio Pardo

– Em processo de retomada (10)

Miranda

Sidrolândia

Maracaju

Ponta Porã

Nova Andradina

Amambai

Dourados

Ladário

Paranaíba

Pedro Gomes

(*) Globo Esporte MS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile