Início Notícias Três Lagoas registra 23 novos casos de tuberculose em 2015

Três Lagoas registra 23 novos casos de tuberculose em 2015

0

02/07/2015 18h20 – Atualizado em 02/07/2015 18h20

Além da Campanha Nacional de Combate à Tuberculose que acontece anualmente, a Secretaria Municipal de Saúde realiza orientações e busca ativa durante visitas domiciliares

Lucas Gustavo

Neste ano, a Secretaria de Saúde de Três Lagoas contabilizou 23 novos diagnósticos positivos de tuberculose no município. Do público infectado, 18 são do sexo masculino e 5 do feminino. Todos os moradores que receberam a confirmação da doença estão em tratamento pela rede pública.

De acordo com Antonio Carlos Modesto, coordenador do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, de janeiro a dezembro de 2014, Três Lagoas registrou 40 casos. Ele esclarece que a doença é transmitida pelo ar e geralmente acomete os pulmões, mas pode afetar todo o corpo. Os principais sintomas são tosse com ou sem escarro há mais de três semanas, falta de apetite, perda de peso, cansaço, febre baixa, suor noturno e dor no peito.

PREVENÇÃO

Ainda segundo Modesto, além da Campanha Nacional de Combate à Tuberculose que acontece anualmente, a Secretaria de Saúde de Três Lagoas, por meio dos agentes comunitários, realiza orientações e busca ativa durante visitas domiciliares.

Em casos suspeitos, o morador é submetido ao teste do escarro. O material colhido é encaminhado para o laboratório municipal e, em 48h, o resultado é divulgado. Se for positivo, o paciente já inicia o tratamento.

VACINA

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica de Três Lagoas, neste primeiro semestre de 2015 pelo menos 885 crianças foram imunizadas contra a tuberculose com a vacina BCG. A dose é considerada obrigatória e todo recém-nascido deve receber. Já em todo o ano passado, o balanço foi de 2.154 aplicações.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile