Início Notícias Ampliação de laticínio e produção potente são destacadas em visita à Inocência

Ampliação de laticínio e produção potente são destacadas em visita à Inocência

0

07/07/2015 16h14 – Atualizado em 07/07/2015 16h14

Além da meta de 200 mil litros de leite por dia, o laticínio se prepara para produzir leite longa vida, achocolatado e leite condensado

Redação

“Inocência está com a faca e o queijo na mão para alavancar a produção leiteira no município”, foi com essa certeza que o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini definiu o atual cenário da pecuária de leite da região. É que até o início de agosto serão concluídas as obras de ampliação do laticínio da cidade. A previsão é de que 150 novos empregos sejam gerados diretamente a partir do melhoramento da estrutura do prédio.

Todo o potencial lácteo de Inocência foi apresentado para a Agraer durante o tempo em que o diretor da Instituição, Enelvo Felini, esteve na cidade, na última sexta-feira (3). Além do laticínio, o roteiro de visita incluiu também a Cooperativa Agroindustrial e Pecuária de Inocência (Coapi), situada na Rodovia Aristides Teodoro da Silva e o escritório da Agraer, localizado no Jardim Bom Jesus.

Após a ampliação, a fábrica passará de 2 mil m² de área construída para 5.500 m². “Com essa mudança a nossa meta é chegar a marca de 200 mil litros de leite por dia na produção. Estamos contentes em apresentar o projeto a Agraer. Desde a criação em 1994, essa é a primeira vez que recebemos um diretor da Agência aqui” afirmou Henrique César, gerente geral do laticínio Aporé.

Outra grande novidade no local será a produção de leite condensado. O produto deve começar a ser fabricado ainda na segunda quinzena de julho. Um feito inédito em Mato Grosso do Sul, que certamente estimulará a linha de produção láctea em Inocência, segundo afirmação do diretor-presidente Enelvo Felini. “Para Inocência é um diferencial, uma vez que a cidade passa a fabricar um produto que até então o estado só importava. É um produto regional que chega para competir espaço nas prateleiras do mercado”, analisa.

Além disso, o laticínio também se prepara para produzir leite longa vida e achocolatado. “Construída há 21 anos, a empresa se solidifica a cada dia no comércio revendendo seus produtos para grandes multinacionais presentes em estados como Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e até na região do Nordeste”, disse o gerente.

Contudo, para que os negócios continuem em expansão é necessário que haja o apoio do governo do Estado para enfrentar os desafios no período de entressafra do leite, fase em que a ordenha reduz consideravelmente. “Garantir a correção do solo através o calcário e oferecer conhecimento ao pequeno produtor para que haja no cocho uma alimentação barata e de boa qualidade aos animais fazem parte do papel da Agraer. Queremos que nossos técnicos ajudem o homem do campo a aumentar a produção e o seu poder de negociação”, explicou o diretor da Agraer.

O prefeito de Inocência, Antônio Ângelo dos Santos conta que no período de entressafra o produtor rural tem a dificuldade de atender do mercado consumidor. “No inverno a ordenha diminui e o custo aumenta. Contamos com o apoio do governo do Estado para que ofereça apoio tanto aos pequenos produtores como para os investidores. É na assistência técnica que alternativas de produção podem ser encontradas no campo” disse.

“Recentemente tivemos que buscar leite em outro estado porque nossa demanda era maior que a capacidade produtiva da região. Acredito que a aproximação da Agraer e o produtor com a gente pode mudar essa realidade”, relatou Henrique César.

ASSISTENCIA TÉCNICA

Para reverter o quadro o engenheiro agrônomo e coordenador municipal da Agraer, Júlio César da Mota garante que ações estão sendo articuladas junto a diretoria da Agraer em Campo Grande. “Temos o trabalho de assistência técnica com produtores pelo programa Leite Forte. Com a nova diretoria da Agência vamos aplicar novas medidas que oriente as famílias agrícolas a produzirem mais e melhor”.

Na Cooperativa, Enelvo Felini conheceu as instalações e o leite produzido pelo grupo. “Vários produtores contam com o atendimento da Agraer em suas propriedades. Estreitar o vínculo é firmar parceria, essencial para aumentarmos a renda das famílias e levarmos o nome de Inocência para fora da cidade”, falou o Denézio Martins, cooperado da Coapi.

Participaram da comitiva de recepção do diretor da Agraer, o vice-prefeito Diorante Garcia, o secretário de Finanças do Município, Gilmarez Leal, o presidente da Câmara de Vereadores de Inocência, Jeferson Lopes (Shell), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Giovani Prado e os assessores jurídicos da prefeitura, Paulo Mariano e José Aparecido Leal.

(*) Assessoria de Imprensa Agraer

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile