Início Notícias Estoques do Hemonúcleo de Três Lagoas estão estáveis, graças a campanhas

Estoques do Hemonúcleo de Três Lagoas estão estáveis, graças a campanhas

0

08/07/2015 18h03 – Atualizado em 08/07/2015 18h03

As campanhas foram realizadas em parceria com empresas três-lagoenses e as doações ajudarão por um período os estoques das bolsas de sangue do Hemonúcleo, mas são necessárias mais doações

Patrícia Miranda

É o que apontou a assistente social do Hemonúcleo de Três Lagoas, Jaqueline Amália Rovari. Segundo ela os estoques estão estáveis, pois houve a preocupação de realizar campanhas de doação de sangue com antecedência, para que se tenha uma reserva no período do inverno. “Nossos estoques estão bons, mas normalmente precisamos de bolsas de sangue porque a procura continua grande. Estamos com números positivos, porque sabemos que há uma queda no frio e realizamos com antecedência campanhas com empresas para a doação. Somente em duas campanhas conseguimos arrecadar quase 90 bolsas, uma delas foi a Eldorado Brasil que contribuiu efetivamente para esse resultado”, explicou.

A assistente social comentou ainda, que outra grande empresa de Três Lagoas já agendou as doações de sangue por parte de seus funcionários. “Em agosto esperamos os colaboradores da Fibria para a doação, que contribuirão para os nossos estoques”, disse Jaqueline. O Hemonúcleo busca parceria entre as empresas locais, para que não faltem bolsas de sangue e pede para a população contribuir.

FRIO X DOAÇÃO

O período do inverno é característico pelas baixas temperaturas. Em Três Lagoas apesar de ser uma cidade com clima quente, sofre alterações consideráveis e é nesse espaço de tempo que as doações caem. “Há uma queda na doação de sangue no período do inverno, acreditamos que com as baixas temperaturas a pele fica mais sensível nesse período, fazendo assim o doador não nos procurar”, afirmou Jaqueline.

Ainda há aquelas tipagens sanguíneas que estão em falta. Um exemplo é a negativa (O-, A-, B, AB-), pois são as que periodicamente estão em déficit no núcleo e são mais raras de se encontrar. Jaqueline declarou que existem meses, que há mais procura e outros que caem significadamente. “Novembro é um bom mês para nós, onde aumentam as doações, pois as pessoas ficam mais sensibilizados em razão do dia 25 ser comemorado o ‘Dia Nacional do Doador de Sangue’, já em janeiro, período de férias e festas caem novamente”, relatou.

DOAÇÕES AGENDADAS

O Núcleo Hemoterápico de Três Lagoas fica aberto das 7h às 11h30 de segunda à sexta-feira para as coletas, mas existem exceções de horários e dias. “Abrimos exceções para coletas em qualquer período em que não estamos abertos e finais de semana, mas é necessário que marquem com antecedência e em grupo de no mínimo dez pessoas”, informou a assistente social.

O endereço para as doações é Rua Manoel Rodrigues Artes, nº 520, Bairro Colinos e o telefone para informações é o 3522-7959.

ATENÇÃO, PARA SER DOADOR VOCÊ PRECISA

  • Estar bem alimentado;

  • Ter entre 18 e 67 anos, pesar acima de 55 quilos e estar bem de saúde;

  • Não deve estar fazendo uso de medicamento controlado;

  • Não deve ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

  • Trazer documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, ou cartão profissional).

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile