Início Notícias Estado Fibria conclui nova contratação de pacotes industriais e segue com expansão em...

Fibria conclui nova contratação de pacotes industriais e segue com expansão em Três Lagoas

0

16/09/2015 11h49 – Atualizado em 16/09/2015 11h49

Projetos fechados incluem fornecimento das ilhas de processo de águas, planta química, construção de prédios temporários e gerenciamento da central de serviços administrativos da obra

Assessoria

A Fibria, empresa brasileira de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto, avançou mais um passo no Projeto Horizonte 2 – que ampliará a capacidade de produção de sua Unidade de Três Lagoas – e concluiu a contratação de novos pacotes de serviços e equipamentos.

A companhia firmou contrato com a empresa Veolia para o Pacote das Ilhas de Águas, que prevê a construção de três unidades: a primeira,contempla a produção de água desmineralizada para a caldeira de recuperação; a segunda, o tratamento de água bruta convertendo em água industrial tratada; a terceira, o tratamento de efluentes. Também faz parte do fornecimento da Veolia uma unidade para polimento de condensado e unidade para produção de água de selagem.
O Pacote da Planta Química foi contratado junto à empresa AkzoNobel, que prevê a construção de uma planta de produção de dióxido de cloro com capacidade de 60t/d e tancagens de produtos químicos, todos utilizados no processo de branqueamento da celulose.

O Pacote de Prédios Temporários, fechado com a empresa Fortes Engenharia, por sua vez, compreende a construção dos prédios exclusivos para uso durante as obras incluindo o centro social, restaurante, ambulatório médico, escritórios e canteiros para empreiteiras.

A Fibria fez, também, a contratação do Pacote de Gerenciamento da Central de Serviços Administrativos com a empresa Meta Gerencial Projetos e Obras, que fará a gestão dos serviços de limpeza, hospedagens, transportes, segurança patrimonial, restaurante e canteiros da obra, entre outros.

PROJETO HORIZONTE 2

A nova linha de produção da Unidade de Três Lagoas (MS) terá sua capacidade de produção aumentada em 1,75 milhão de toneladas de celulose/ano, chegando a 3,05 milhões de toneladas de celulose/ano. Com a expansão, prevista para entrar em operação no quarto trimestre de 2017, a capacidade total de produção da Fibria, considerando todas as suas unidades, passará dos atuais 5,3 milhões de toneladas de celulose/ano para mais de 7 milhões de toneladas de celulose/ano. O investimento da Fibria na ampliação de Três Lagoas é equivalente a cerca de US$ 2,5 bilhões.

A unidade da Fibria em Três Lagoas possui autossuficiência energética. Toda a energia consumida é gerada na própria fábrica. O Projeto Horizonte 2, além de gerar e consumir a própria energia, produzirá um excedente de 120 MWH, que contribuirá para o balanço energético brasileiro.

Ao longo dos dois anos de execução do Projeto Horizonte 2, estima-se que serão criados 40 mil empregos diretos e indiretos. Durante o pico da obra, serão cerca de 10 mil trabalhadores. Quando entrar em operação, a nova linha de celulose da Fibria terá 3 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos.

A execução do Projeto Horizonte 2 contará com cerca de 60 fornecedores locais. Ao longo das obras, a Fibria promoverá 500 mil horas de treinamento na área Florestal e outras 390 mil horas de treinamento na área Industrial, incluindo a preparação da equipe própria e de terceiros.

SOBRE A FIBRIA

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso.

Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,75 milhão de toneladas de celulose por ano. A previsão é que a nova fábrica comece a operação no quarto trimestre de 2017. A companhia possui 967 mil hectares de florestas, sendo 563 mil hectares de florestas plantadas e 343 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países.

(*)Assessoria de Impressa da Fibria/MS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile