Início Notícias Estado Campus da UFMS em Três Lagoas manterá greve

Campus da UFMS em Três Lagoas manterá greve

0

01/10/2015 17h27 – Atualizado em 01/10/2015 17h27

Alunos e professores iniciaram a paralisação em junho, por cortes nos investimentos da educação

Assessoria

O comando de greve dos estudantes e professores da UFMS do Campus de Três Lagoas manterá a greve iniciada no dia 17 de junho de 2015. Nacionalmente já são mais de 120 dias de greve.

Em nota enviada à imprensa, o professor Doutor Vitor Wagner Neto de Oliveira, responsável pelo comando local de greve da UFMS, explica o corte que a instituição teve este ano. “O governo continua os ataques à Educação Pública Federal, com o corte de 11 bilhões no orçamento de 2015 que atinge diretamente a graduação e a pós-graduação e coloca em risco a continuidade de pesquisas. No pacote de ‘arrocho fiscal’ anunciado pelo governo, está consumado o cancelamento dos concursos públicos previstos para 2015 e 2016, a redução drástica no investimento em infraestrutura e ataques a direitos trabalhistas adquiridos, como o abono permanência que o funcionário com tempo para aposentadoria recebe para permanecer trabalhando”.

Diante da intransigência do Ministro da Educação em receber o Comando Nacional para negociação da pauta de reivindicações, no dia 24 de outubro, professores ocuparam o gabinete do ministro em Brasília o que o obrigou a receber uma comissão de grevistas e marcar reunião para dia 05 de outubro. “Esperamos que o Ministério da Educação cumpra com o combinado e nos receba no dia 05 de outubro e encaminhe uma solução para o movimento, independente de quem venha a ser o ministro (uma vez que as notícias dão conta de que o Janini Ribeiro seria substituído por Aluizio Mercadante)”, segue a nota.

Foi cobrada da administração local da UFMS, uma solução dos problemas levantados na pauta de reivindicações, como assistência estudantil, obras paralisadas e democracia interna. Na última assembleia, ocorrida no dia 30 de outubro, os docentes de Três Lagoas aprovaram indicativo de saída unificada da greve para a semana do dia 19 a 23 de outubro, a depender do Comando Nacional de Greve.

(*) Comando de Greve da UFMS de Três Lagoas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile