Início Notícias Fábrica de azeite de girassol poderá se instalar no distrito de Arapuá

Fábrica de azeite de girassol poderá se instalar no distrito de Arapuá

0

19/10/2015 12h31 – Atualizado em 19/10/2015 12h31

Com a ajuda do Verador Nuna, os empresários interessados no projeto conheceram o distrito de Arapuá

Assessoria

O distrito de Arapuá poderá ganhar uma fábrica de azeite de girassol a partir de sementes produzidas pelos sitiantes, assentados e fazendeiros do local. Na semana passada, o vereador Professor Nuna Viana apresentou o distrito e produtores para os empresários interessados em iniciar a produção em Mato Grosso do Sul, iniciando as discussões sobre a viabilidade do empreendimento.

Segundo Nuna, a empresa tinha interesse em se instalar em Nova Alvorada, porém a intenção é trazê-la para o Distrito de Arapuá, sobretudo para oferecer alternativa de renda para os pequenos e médios produtores e assentados dos assentamentos Palmeira e Vinte de Março, que passariam a plantar os girassóis que abasteceriam a indústria de beneficiamento. “Seria uma garantia para estas famílias”, destacou.

Na reunião com os assentados, foi explicado que será necessário o plantio em dois a três mil hectares para garantir o fornecimento da matéria prima à fábrica. Segundo o vereador, o cadastro já soma 250 sitiantes da região, chegando a um total de 2,5 mil hectares de terras possivelmente disponíveis para iniciar o plantio. Fazendeiros também poderão aderir.

Uma vantagem apontada por Nuna é que os grãos esmagados, após extraído o óleo, pode ser usado como ração para o gado, o que poderia impulsionar também a pecuária na região.

O vereador explicou que serão agendadas novas reuniões para discutir parcerias, como a possibilidade de a empresa paulista auxiliar na capacitação e no fornecimento de tecnologia para o plantio e manejo do girassol.

(*) Câmara Municipal de Três Lagoas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile