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Vereadores cobram solução para o problema de iluminação pública

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09/12/2015 15h03 – Atualizado em 09/12/2015 15h03

A postura dos vereadores foi questionar o que a Elektro está fazendo ou pretendo fazer, pois há um descaso com o município e uma insatisfação geral dos moradores e é preciso solução com urgência.

Assessoria

Vereadores, representantes do Sindicato do Comércio Varejista, do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e do Sindicato Rural e ainda do Departamento de Obras do Município reuniram-se na manhã desta quarta-feira (9), com gerentes e consultor da Elektro, concessionária responsável pelo fornecimento de energia do Município.

O objetivo da reunião foi cobrar esclarecimentos sobre: falta de iluminação pública em diversas ruas da cidade (principal demanda de indicações e requerimentos, hoje, na Câmara); oscilação de energia; postes sem lâmpadas ou com lâmpadas queimadas; em alguns lugares postes de madeira, ainda em uso; e resumidamente, melhorias na rede.

Com a proximidade das festividades de fim de ano, sobretudo, as semanas que antecedem o Natal, os representantes de comerciantes e comerciários tem preocupação com o fornecimento de energia, uma vez que, há uma demanda maior de clientes (é a época com maior volume de vendas) e é preciso utilizar máquinas para passar cartão, instalar ou usar mais ares condicionados. No ano passado, os comerciantes tiveram problemas neste sentido.

Já nos bairros, os vereadores destacaram a insegurança, por conta da escuridão em ruas. Há casos de muitas quadras, sem iluminação pública.

Na área rural também foram citadas dificuldades de restabelecimento de energia, demorando até 5 dias para atendimento. Há casos ainda de moradores de ranchos que sofrem também com oscilações de energia.
Até mesmo uma CPI para investigar contratos e responsabilidades da concessionária (uma proposta do vereador Tonhão) foi citada, como forma de identificar serviços e investimentos a serem feitos no município.

Outra questão abordada durante a reunião foi o atendimento feito pelo 0800. Há casos de protocolos feitos há mais de três meses, sem solução para os problemas. Chegou-se a falar inclusive, que falta treinamento das equipes de ruas também.

Diante da pauta de reivindicações, os representantes da Elektro: José Carlos Ferrarezi, gerente de distribuição; Luis Antônio Porta, gerente de operação e Fábio Costa, consultor, pontuaram sobre cada questão:

ÁREA CENTRAL

É necessário que os comerciantes façam uma declaração de Carga Antecipada (para identificar um aumento de consumo de energia de um ano para o outro, devido a investimentos dos comerciantes).

Neste primeiro momento, a área central será priorizada. Até o próximo domingo (13) serão solucionados problemas de falta de iluminação, nas principais avenidas, exceto nos canteiros centrais, que são responsabilidade da Prefeitura.

OSCILAÇÃO DE ENERGIA

Foi um problema pontual ocorrido, no início de novembro, provavelmente por conta de transferência feita de uma subestação para a outra.

ALIMENTADORES

Hoje, duas subestações são responsáveis pelo fornecimento de energia da cidade: Usina de Jupiá e Subestação Três Lagoas. Recentemente, foi feito um investimento de R$ 1 milhão em alimentadores.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Serão estabelecidas prioridades de atendimento, por setores.
Os representantes da Elektro ainda enfatizaram que com a retomada do serviço de iluminação pública – assumido pela concessionária desde julho deste ano, após a Prefeitura ganhar liminar – a demanda de serviços ainda é muito grande e não foi possível zerar. Até mesmo equipes de outras áreas de atuação, foram trazidas para a cidade, mas somente com o tempo para normalizar.

A principal definição da reunião é a união entre vereadores e prefeita para definir quais serão as áreas da cidade que serão priorizadas para realização de serviços, sobretudo, iluminação pública.

No dia 21 de dezembro foi agendada uma nova reunião entre vereadores e representantes da Elektro.
Outra solicitação do presidente da Câmara, Jorginho do Gás, é que a cada 30 dias sejam enviados relatórios da Elektro, para a Câmara informando quais serviços foram feitos em quais bairros, como forma de dar uma satisfação para a população.

“Nosso objetivo é trabalhar em conjunto para dar uma resposta imediata para a população que cobra melhorias e serviços, nos bairros”, ressaltou Jorginho.

(*) Câmara Municipal de Três Lagoas

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