Início Notícias Geral Juros de empréstimo e cheque especial caem em janeiro, diz Procon

Juros de empréstimo e cheque especial caem em janeiro, diz Procon

0

11/01/2016 14h54 – Atualizado em 11/01/2016 14h54

Taxa média do cheque recuou de 12,55% para 12,52% ao mês. No empréstimo pessoal, a taxa média foi de 6,39% para 6,37% ao mês

Redação

A taxa média do cheque especial e de empréstimo pessoal cobrada pelos bancos caíram nesse começo de ano, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11) pela Fundação Procon-SP.

A taxa média do cheque especial nos 7 bancos pesquisados foi de 12,52% ao mês, no dia 5 de janeiro, inferior à do mês de dezembro de 2015, que foi de 12,55% ao mês, o que corresponde a uma queda de 0,03 ponto percentual.

No empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados caiu de 6,39% ao mês para 6,37% em janeiro, representando uma queda de 0,02 ponto percentual na comparação com o mês anterior.

Segundo a pesquisa, das sete instituições financeiras que fazem parte da amostra, duas elevaram a taxa de cheque especial e duas diminuíram. Em relação à taxa de empréstimo pessoal, um banco elevou sua taxa e um diminuiu. As demais taxas foram mantidas.

No relatório, o Procon afirma que as quedas das taxas não devem animar o consumidor, que deve se manter alerta e evitar compras por impulso. “Os empréstimos devem ser evitados, pois o cenário geral econômico prevê períodos de inflação e consequente queda do poder aquisitivo. Vale lembrar que, no caso de necessitar de crédito, o consumidor deve pesquisar as melhores taxas e negociar com a instituição financeira, especialmente quando mantiver um vínculo como correntista”, orienta o órgão.

(*) G1

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile