Início Notícias Para conseguir vagas em creche, pais varam a noite aguardando atendimento na...

Para conseguir vagas em creche, pais varam a noite aguardando atendimento na fila

0

12/01/2016 10h34 – Atualizado em 12/01/2016 10h34

Embora a secretária de Educação tenha afirmado que não existe necessidade de atitude tão extrema, os pais preferiram se garantir passar a noite na fila para conseguir a senha de atendimento

Patrícia Miranda

Frio, chuva e esperança foram o que diversos pais e familiares passaram entre a tarde de ontem (11) até a manhã desta terça-feira (12) em frente ao Centro de Educação Infantil Irmã Scheila, no Bairro Interlagos em Três Lagoas.

A equipe do Perfil News foi até o local e presenciou uma fila formada ao longo da creche. Alguns pais, que não quiseram se identificar disseram que haviam pessoas desde as 13h30 de segunda-feira, guardando lugar na fila e revezando com parentes, é o que contou uma mãe que trabalha em um posto de combustível. “Estou desde as 16h30 de ontem, (segunda-feira, 11), esperando para garantir a senha para meu filho de quatro meses no berçário”, disse a mãe.

Uma contadora que estava no local mencionou à reportagem que busca vaga para seu filho de sete meses e espera que consiga. “Minha vaga é para o berçário. Há poucas, mas estou aqui. Na fila, há uma lista que eles fizeram, de quem está chegando, para que não haja injustiça. Está tudo organizado”, explicou.

SENHAS DISPONÍVEIS

FRIO E CHUVA

Na noite de segunda-feira choveu e os pais que aguardavam na fila foram surpreendidos. A garçonete R.P.S, de 29 anos, disse que está no Centro Infantil desde as 21h30 de ontem e que já haviam sete pessoas à sua frente para a vaga para o berçário. “Desde o início da tarde fiquei sabendo que tinha gente aqui na fila e vim. Só que começou a chover de noite. Quem estava aqui foi para um toldo, de um bar que tem na esquina e alguém avisou à diretora que estávamos nessa situação e ela abriu a creche e nos abrigamos”, declarou.

A direção do Centro de Educação Infantil Irmã Scheila foi procurada, mas não estava no momento. O Perfil News entrou em contato com a secretária municipal de educação e cultura, Jussara Aparecida de Souza Fernandes sobre o fato.

Segundo ela, todas as crianças que fazem parte do sistema e que já foram inseridas anteriormente já têm a vaga garantida. “A matrícula é para novos alunos, que terá início na quinta-feira (14), mas é necessário pegar senha. Disponibilizamos 1.911 vagas para educação infantil e 862 para o fundamental”, informou.

POUCAS VAGAS

Jussara comentou que as poucas vagas na Irmã Scheila são em razão de diversas ações. “A unidade atendia o pré I e fizeram um remanejamento para o Centro Infantil do Interlagos e abrimos mais para berçário com a intenção de atender melhor a comunidade porque a procura é muito grande de 0 a 3 anos”, afirmou a secretária. Foi mencionado ainda que a lei obriga atender 40% dessa faixa etária no município e como relatado por ela, mais de 70% das crianças são atendidas em Três Lagoas.

Outro espaço para atender as crianças de 4 a 5 anos será aberto e terá a capacidade de aproximadamente 280 vagas. A rede municipal fechou 2015, com aproximadamente 15 mil crianças matriculadas efetivamente.

DESGASTANTE

Com a intenção de que não haja filas a secretaria de educação diferenciou os atendimentos. “Esse ano fizemos algo diferenciado para que não tenha fila, já que todos os anos ela é presente. No dia 11/01 divulgamos o número de vagas, em 12/01 e 13/01 distribuiremos as senhas e no dia 14/01 efetuaremos a matrícula para eles não precisarem ficar na fila. Nós sabemos o quanto é desgastante, mas a ansiedade e o medo de ficar sem vaga faz com que os pais fiquem na fila, até porque a procura de 0 a 3 anos é muito grande”, explicou Jussara.

ÁGUA E BANHEIROS

A secretária contou ao Perfil News que tem conhecimento, que desde domingo há pessoas em filas e com atitude disponibilizou água e banheiro para os pais. “Nós abrimos e liberamos o acesso à água e aos banheiros para quem estavam na fila. Dissemos a eles que as vagas seriam aquelas do mural e que não tinha a necessidade de ficar ali, portanto pegavam a senha e ia embora, contudo preferiram ficar e se organizar”, relatou.

Com a chuva na noite de ontem, houve a preocupação por parte da secretaria e uma inspetora escolar passou nas unidades para acompanhar as situações e segundo Jussara às 22h o Centro Infantil Irmã Sheila foi aberto para que abrigasse as pessoas da fila.

RECADO

Questionada se haveria vagas para todos, Jussara Fernandes explicou: “de 0 a 3 não há, não poderão atender a todos, porém existem as desistências e fazemos uma lista de espera e durante o ano conseguimos encaixar muita gente e os pequenos de 4 a 5 todos irão conseguir”.

vagas para o ensino fundamental do 1º ao 5º ano, como é o exemplo da Escola Estadual João Dantas, mas que os pais preferem a rede municipal por conta do trabalho realizado há anos.

Em relação às matrículas não efetuadas, ela comentou para que os responsáveis fiquem atentos. “Os pais que não conseguirem uma vaga é importante irem até secretaria de educação, onde há a central de vagas e efetuar cadastro”, completou. O telefone para dúvidas é o 3929-1463.

PERSPECTIVAS

Apesar de tanta procura há um déficit nas vagas, em vista disso as perspectivas são boas para os próximos meses. “Sentimos muito em não atender a todos, mas temos o conhecimento que haverá mais dois centros infantis, entretanto podem demorar um pouco porque é uma parceria com o governo federal, além da ampliação da escola São João”, esclareceu a responsável pela educação no município.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile