20/01/2016 15h12 – Atualizado em 20/01/2016 15h12
Informações foram repassadas na manhã desta quarta-feira (20), no Centro Cultural
Assessoria
A Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quarta-feira (20), no Centro Cultural, um treinamento com médicos dos SUS, Hospital Auxiliadora, diretores e coordenadores das unidades básicas e especializadas da Saúde. O objetivo foi repassar orientações de como proceder em caso dos primeiros atendimentos de pacientes que apresentam alguma suspeita de Dengue ou Chikungunya.
A capacitação foi dividida em duas partes, sendo a primeira com o médico infectologista e diretor clínico do HNSA, Delso do Nascimento e a segunda, com a enfermeira e coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica, Adriana Louro Spazapam.
No primeiro momento, Nascimento repassou aos presentes a conduta de primeiro atendimento e acompanhamento do paciente suspeito com Dengue. A ação visa orientar os procedimentos necessários para que se faça da melhor maneira possível o reconhecimento correto a partir dos sintomas apresentados pelo paciente suspeito com Dengue e Chikungunya.
Em seguida, a enfermeira informou o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde em relação aos casos de Zika em gestantes e de microcefalia.
O treinamento teve a duração de aproximadamente duas horas e contou com a participação de 50 profissionais da Saúde.
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
Na ultima terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde por meio do Setor de Epidemiologia informou o boletim epidemiológico da Semana 02, sendo que foram registradas 46 notificações, seis casos positivos e nenhum negativo. Na primeira semana foram 77 casos notificados, totalizando até o momento 123 notificações.
(*) Prefeitura de Três Lagoas