Início Notícias Acadêmicos de Medicina da UFMS realizam atividades no Lar dos Idosos

Acadêmicos de Medicina da UFMS realizam atividades no Lar dos Idosos

0

26/02/2016 15h37 – Atualizado em 26/02/2016 15h37

Projeto dos acadêmicos de Medicina promoveu um dia de atividades com os idosos do Lar Euripedes Barsanulpho, interagindo com os internos através de várias brincadeiras

Daniela Silis

Os alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) deram início a um projeto no Lar dos Idosos Euripedes Barsanulpho na manhã dessa sexta-feira (26). O projeto tem como nome “A influência das atividades de lazer em idosos institucionalizados” e tem o objetivo de trazer atividades aos internos que sofrem de depressão.

O Lar Euripedes Barsanulpho tem internado hoje 32 idosos, entre eles 16 homens e 16 mulheres, com faixa etária entre 65 e 70 anos. Por estarem reclusos, não terem atividades fora do lar e por muitas vezes não receberem visitas diárias, os idosos internados apresentam quadro de depressão. Pensando nisso, os alunos se reunirão para fazer visitas e levar atividades para a instituição.

AS ATIVIDADES

As atividades relacionadas ao projeto fazem parte de um estudo que os alunos fazem a respeito da prevalência de doenças mentais nos idosos internos da instituição. Ao analisar os prontuários, chegou-se a conclusão de que os internos têm muitos problemas com a depressão. Pensando nisso, os alunos se reunirão para realizar dois dias de atividades da instituição e convidar a população a fazer o mesmo.

“Hoje nós fizemos bingo, sorteamos prendas, jogamos dominó, brincamos de massinha com os idosos que tem mais algum tipo de restrição de mobilidade, trouxemos frutas para servir no lanche da manhã e agora nós preparamos toalhinhas bordadas com o nome de cada.”, afirmou Antônio José Correa da Costa Neto, aluno do primeiro ano de medicina.

O PROJETO

A ideia do projeto surgiu quando um professor do curso sugeriu aos alunos que fizessem como trote solidário, doações de fraudas geriátricas descartáveis para o lar dos idosos. No ano seguinte, com a turma dois, os alunos repetiram o trote e desde então fazem frequentemente visitas e desenvolvem trabalhos da universidade junto com o lar, afirmou Antonio José Correa da Costa Neto, aluno do curso de medicina.

Na disciplina, o objetivo desse projeto é fazer com que os alunos entrem em contato com a realidade dos idosos e aprendam a se sensibilizar com as questões sociais. “Como a depressão em idosos institucionalizados tem uma prevalência extremamente alta, os alunos acabaram estudando que a depressão poderia ser amenizada com as atividades de lazer principalmente, então é esse o objetivo aqui da nossa atividade, é de proporcionar lazer para os idosos.”, concluiu a coordenadora do curso de medicina da UFMS e também médica e terapeuta de famílias, Tatiane Passalacqua.

VISITAS

Os alunos convidam a toda comunidade á fazer visitas aos idosos internados. O projeto também acontecerá na próxima sexta-feira (4) a partir das 8h. “O que os idosos mais precisam é do convívio de pessoas aqui dentro, então quem pude vir aqui doar uma ou duas horinhas do seu tempo para conversar com eles já farão com que eles se sintam extremamente satisfeitos.”, concluiu Antônio.

O Lar Euripedes Barsanulpho é uma instituição assistencial mantida por um centro espírita e está localizado na Rua David Alexandria de Souza, 229, no bairro Interlagos em Três Lagoas.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile