Início Notícias Geral Energia solar ajuda na captação de água em zonas rurais

Energia solar ajuda na captação de água em zonas rurais

0

30/03/2016 16h01 – Atualizado em 30/03/2016 16h01

Apesar de um tanto nebuloso inicialmente, o conceito é bastante simples e tem feito com que muita gente consiga economizar

Assessoria

A mistura dos dois conceitos pode parecer um tanto inusitada de início. Afinal, o que a energia solar tem a ver com a economia de água? E, principalmente, como isso é feito nas zonas rurais?

Apesar de um tanto nebuloso inicialmente, o conceito é bastante simples e tem feito com que muita gente consiga economizar e até mesmo enfrentar a escassez de água em algumas regiões. A combinação dessas duas alternativas faz com que seja possível captar a água sem que isso signifique também ter mais gastos de energia elétrica.

O mecanismo de captação é bastante simples: uma bomba submersa. Ela consegue retirar a água do poço com facilidade e garantir o abastecimento contínuo, usado tanto para as atividades domésticas quanto para a agricultura.

Tudo isso é mantido com a ajuda da energia elétrica captada por placas receptoras de energia solar. Elas já são bastante famosas, principalmente em projetos residenciais mais sustentáveis, e hoje já conseguem marcar presença em diferentes usos e ambientes.

A solução foi pensada na região Sudeste, em meio à escassez de água e à crise hídrica no estado em 2015.

A água é garantida de maneira constante. Isso permite, por exemplo, regar a produção e sustentar diversas famílias. A água é vital no processo de crescimento de plantas como frutas e hortaliças, e sua escassez causava grande dificuldade tanto no processo produtivo quanto na própria renda desses moradores.

A região de Ibitiúva, em São Paulo, já possui algumas propriedades com a tecnologia sendo implantada. Tudo isso consegue ser executado sem grandes dificuldades em outras localidades, com a possibilidade de pesquisar a bomba até mesmo online.

A conexão com a energia solar, entretanto, necessita de um auxílio técnico para garantir que as placas sejam aproveitadas e instaladas conforme o indicado.

O sistema já é usado em momentos de seca, mas também pode ser incorporada na rotina mesmo quando a crise for amenizada. Isso porque ela aplica conceitos de sustentabilidade, tornando tanto a produção quanto a própria vivência no ambiente bem mais aliada à preservação da natureza.

(*) Conversion

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile