Início Notícias Estado Eleição para diretores de escolas e centros de educação infantil acontece hoje

Eleição para diretores de escolas e centros de educação infantil acontece hoje

0

06/04/2016 14h48 – Atualizado em 06/04/2016 14h48

Pais, alunos e funcionários podem votar nas 37 chapas concorrentes até às 18h

Assessoria

Foi dado início na manhã desta quarta-feira (6), a votação para a escolha dos novos diretores e diretores adjuntos das escolas e centros de educação infantil (CEIs) que integram a Rede Municipal de Ensino (REME). Pais, alunos a partir de dez anos e trabalhadores da educação podem votar até às 18h.

A eleição conta com 37 chapas, 12 nos CEIs e 15 nas escolas municipais. De acordo com as mudanças feitas nas regras da eleição, votadas pela Câmara Municipal em março, professores que estejam em estágio probatório, cedido para outra secretaria ou em reabilitação não puderam concorrer ao cargo que tem vigência de três anos, de 2016 a 2019. Em algumas unidades não haverá votação, como na escola do campo Antônio Camargo, onde o cargo é de indicação e a Colinos, que foi inaugurada recentemente.

A presidente da Comissão Central de Eleição, professora Irene Aparecida Barbosa, explica que a função da comissão é organizar as eleições para garantir a gestão democrática das escolas. “A Comissão também é responsável por receber e apurar as possíveis denúncias, desde que tenham provas para que o pedido de impugnação seja recebido, entre quinta e sexta-feira”, explicou.

A secretária de Educação, Jussara Fernandes, esteve na escola General Nelson Custódio acompanhando a votação dos pais, alunos e funcionários. “É muito importante que os pais, assim como os alunos, participem da votação e se envolvam nas atividades da escola. A Comissão esteve trabalhando muito no último mês para garantir o cumprimento de todas as exigências e possibilitar que a votação aconteça de forma organizada”, disse a secretária.

Para Lúcia Rodrigues da Silva, mãe de alunos da escola Ramez Tebet, a participação dos pais é positiva. “É bom mudar porque vai renovando as coisas na escola. Eu saí da fazenda pra vir votar porque acho muito importante, principalmente para os alunos”, disse.

A mãe Lucimar Xavier Correia acredita que a mudança trará melhoras. “Ajuda em tudo, em melhorar e arrumar as coisas que precisam, essa mudança vai vir numa boa hora. A nova diretora pode ajudar muito nisso”, afirma.

A Comissão é formada por três integrantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), dois do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted) e um do Conselho Municipal de Educação, vai realizar a apuração dos votos simultaneamente. Assim que a sessão for encerrada os dados serão enviados e processados no Centro Cultural Irene Marques Alexandria.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile