Início Notícias Geral Coincidências e comemorações marcam a única sexta-feira 13 do ano

Coincidências e comemorações marcam a única sexta-feira 13 do ano

0

13/05/2016 08h37 – Atualizado em 13/05/2016 08h37

A data é considerada como um dia de azar para alguns, mas também como um dia de comemorações para muitos, como coincide com a primeira sexta-feira 13 em 13 anos que não será governada pelo partido 13, com o afastamento da presidente Dilma Rousseff

Daniela Silis

A sexta-feira 13, em qualquer mês do ano, é considerada por muitos como um dia como outro qualquer, porém, para alguns, essa data atrai má sorte e superstições. E hoje será o único dia 13 do ano de 2016 que cairá numa sexta-feira.

A data também coincide com a primeira sexta-feira 13 em 13 anos que não será governada pelo partido 13, com o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) na madrugada dessa quinta-feira (12). A petista enfrenta um processo de impeachment que é julgado pela Comissão Especial do Impeachment (CEI) no Senado Federal.

HISTÓRIA

Muitas histórias e lendas explicam suposições de como a data considerada de má sorte surgiu. Segundo o site Mundo Estranho, ao que tudo indica a superstição surgiu através de duas mitologias nórdicas. Segundo o site, a primeira lenda aconteceu em Valhalla, a morada celestial das divindades, segundo a mitologia, onde houve um banquete para 12 convidados e Loki, um espírito do mal e da discórdia, teria aparecido sem ser convidado.

Loki teria armado uma briga que resultou na morte de Basder, o favorito dos deuses. Desde então foi instituído a superstição de que convidar 13 pessoas para um jantar resultaria em desgraça. Devido a isso, o número foi considerado de azar.

A segunda lenda se refere à deusa do amor e da beleza, Friga, que deu origem à palavra friadagr e Friday, que significam sexta-feira em escandinavo e inglês. Ainda segundo o site Mundo Estranho, quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha.

Conforme diz a lenda, para se vingar, a agora bruxa passou a reunir-se toda sexta-feira com outras 11 pessoas, mais o próprio Satanás, que resultava num total de 13 pessoas, para rogar pragas sobre a humanidade.

Porém essas são apenas lendas, e, para algumas pessoas, a data tem um pouco mais de significado.

NUMEROLOGIA

Na numerologia, o número 13 não significa o azar, mas sim a transformação em nossa vida. E, de acordo com o site Personare, não há nada de especial na sexta-feira 13, porém algumas pessoas podem sentir-se desafiadas nessa data.

O número 13 é a junção do número 1 mais o número 3, que somados resultam no número 4 e cada um possui um significado. Conforme o site Personare, o número 1 simboliza coragem, iniciativa e disposição para correr riscos, e é muito parecido com o significado do número 3, que representa a autoconfiança e o otimismo de acreditar no melhor da via. Ambos detestam ser mandados e seguir regras.

Já o número 4, que é o número reduzido de 13, indica justamente o oposto. Ele gosta de seguir regras e prefere o certo ao incerto. Devido a isso, algumas pessoas, conforme a numerologia, sentem-se desafiadas. Porém, o site afirma que isso vale para qualquer dia 13 e não apenas para a sexta-feira.

CRENÇAS

Reginaldo Fernandes Colino, umbandista, não acredita que a data reserve um dia de azar. Para ele, que não acredita em superstição, a sexta-feira 13 é como um dia comum como qualquer outro.

Colino também afirma que o número 13 é muito utilizado na Umbanda por ser um número ímpar, assim como o 7, 3, 5 e 9. Segundo ele, a utilização desses números não tem nenhum significado especial. “É só para as contas não ficarem fechadas, porque o par fecha e o ímpar fica sempre aberto para as coisas. Quando você quer fechar, você coloca um número par, então a gente deixa sempre aberto”, concluiu.

Já Barbara Amorin, estudante de 16 anos, acredita que o dia 13, principalmente aquele que cai em uma sexta-feira, não é um dia para se sair muito de casa. Ela diz que acredita que o número 13 não traz sorte e que já deixou de ir a compromissos nessa data por causa da superstição.

Barbara, que se diz muito supersticiosa, também diz que um dos principais motivos para a crença dela é ter ouvido, desde pequena, histórias contadas pela sua mãe. Ela também evita passar por debaixo de escadas e cruzar com gatos pretos.

COMEMORAÇÕES

Nem todo mundo considera essa data como um dia ruim. Os católicos, por exemplo, celebram nesse dia 13 de maio o dia de Nossa Senhora de Fátima, nomeada pela sua aparição a três crianças na cidade de Fátima, em Portugal.

A data também é marcada pela abolição da Escravatura no Brasil, que aconteceu em 1888. Além de se comemorar o aniversário de nove cidades brasileiras, entre elas a cidade sul-mato-grossense Bodoquena e mais cinco cidades do estado do Mato Grosso: Primavera do Leste, Tangará da Serra, Sorriso, Comodoro e Pedra Preta.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile