18.6 C
Três Lagoas
sábado, 15 de junho de 2024

Associação pede na justiça desocupação imediata do Campus 1 e 2 da UFMS

08/11/2016 08h55

A Associação Pátria Amada Brasil, através da assessoria Jurídica ajuízou Ação Civil Pública, pedindo a Tutela de Urgência para a desocupação imediata do Campus 1 e 2 da UFMS de Três Lagoas. Em caso de descumprimento será aplicada multa diária em valor não inferior a R$ 10.000,00 (dez mil reais)

Ricardo Ojeda

Uma Ação Civil Pública ajuizada no final da tarde de ontem na 1ª Vara Federal de Três Lagoas, pode encerrar a ocupação do Campus 1 e 2 da UFMS que desde o dia 02 de novembro estão obstruídos por estudantes contrários às medidas do Governo Federal.

O Campus 2 da universidade foi ocupado na madrugada da quarta-feira da semana passada, (2), enquanto o Campus 1, aconteceu a ocupação no dia 7, segunda-feira. Cerca de 50 estudantes, apoiados por alguns professores e sindicalistas estão no comando das ações, segundo consta, estão seguindo o cronograma nacional de ocupação, capitaneados por entidades que não compactuam com as medidas adotadas pelo Governo Federal e que se encontra no Congresso Nacional para votação.

CRIANÇAS

O movimento de ocupação, nos primeiros dias, valeu-se da presença de estudantes do ensino médio, da escola Padre João Tomés, com idade de 10 a 14 anos, que a pretexto de participarem de uma “Roda de Debates” foram levados por professores ao Campus ocupado, sem a autorização dos pais, conforme o próprio diretor da escola disse ao Perfil News.

A promotora da Infância e Adolescência, Ana Cristina Carneiro Dias, pediu às entidades ligadas à escola e ao Sinted para apuração da liberação de alunos da rede pública em manobra política.

De acordo com a diretora em exercício da UFMS, Ines Francisca Neves Silva, existem 2 mil alunos ativos, nos dois Campus da Universidade. Por causa da ocupação, todas as atividades acadêmicas foram interrompidas, sem prazo para o retorno das normalidades.

VEJA NO LINK ABAIXO A ÍNTEGRA DA AÇÃO

AÇÃO CIVIL PÚBLICA

Diante desse quadro, a Associação Pátria Brasil ajuizou na 1ª Vara Federal da Comarca de Três Lagoas, Ação Civil Pública pedindo a imediata integração de posse dos Campus ocupados pelos manifestantes. De acordo com a assessora Jurídica da associação, Miriam Noronha Mota Gimenez, o juiz titular da 1ª Vara, deve despachar ainda hoje, e segundo ela, com a robustez de provas, obtidas através das reportagens do Perfil News com certeza a decisão será favorável à imediata desocupação dos imóveis funcionais.

Caso haja descumprimento, advogada pede multa diária em valor não inferior a R$ 10.000,00 (dez mil reais), a ser revertida em favor de entidades beneficentes de Três Lagoas.


Associação de Campo Grande ajuizou a ação no final da tarde de ontem no foram federal de Três Lagoas (Foto: Reprodução)

Universitários de todos os diretórios acadêmicos realizaram uma Assembleia no final da tarde de ontem no plenário da Câmara Municipal, onde 330 alunos votaram pelo fim da ocupação, enquanto 70 a favor da ocupação (Foto: Patrícia Miranda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.