Início Notícias Mortes por gripe aumentaram mais 1300% em MS

Mortes por gripe aumentaram mais 1300% em MS

0

24/02/2017 15h09

Este ano, Mato Grosso do Sul já tem 2 casos de Gripe A, um deles na Capital e outro em Alcinópolos

Da Redação

Entre 2015 e 2016, as mortes por Influenza, a popular “gripe” – que integra tipos diferentes de vírus – aumentaram mais de 1300% em Mato Grosso do Sul. De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), foram 7 mortes em 2015. Já em 2016 esse número aumentou para 103. Do total de casos no último ano, 95 foram de H1N1, 1 de Influenza A não subtipada e 7 de Influenza B.

Este ano, Mato Grosso do Sul já tem 2 casos de Gripe A, um deles na Capital e outro em Alcinópolos – 387 km da Capital -. Os dois são do vírus H3N2, a chamada influenza sazonal.

“O antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu, está disponível em todo o Estado gratuitamente, e o seu uso no início dos primeiros sintomas da gripe é fundamental para preveniro agravamento dos casos. Porém, existem critérios pré definidos pelo Protocolo de Tratamento de Influenza que devem ser seguidos”, orienta a SES.

A vacina para a gripe serve para a gripe A H1N1, H3N2 e também protege contra a gripe B. As Unidades Básicas de Saúde Coophavilla II e Coronel Antonino são referências, de acordo com a SES para tratar a gripe. Ainda assim, uma piora no quadro que provoque síndrome respiratória grave deve ser tratada em outras unidades especializadas. Os locais com referência, de acordo com a Secretaria são o Hopistal Regional e a Clínica Campo Grande.

(*) Campo Grande News

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile