Início Notícias Campanha de sensibilização contra a Tuberculose é lançada em Três Lagoas

Campanha de sensibilização contra a Tuberculose é lançada em Três Lagoas

0

22/03/2017 08h12

Campanha de sensibilização contra a Tuberculose é lançada em Três Lagoas

Devido ao aumento de casos da doença agentes de saúde conscientizam a população sobre causas e riscos

Da Redação

A tuberculose e uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões e acomete outros órgãos e sistemas.

Anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de casos novos em todo mundo, levando mais de 1 milhão a óbito. O surgimento da AIDS e o aparecimento de focos de TB resistente aos medicamentos agravam mais esse cenário no Brasil. A tuberculose e um problema sério de saúde pública, com profundas raízes sociais.
Cada ano no Brasil é notificado aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4.5 mil mortes. Informações do ministério da saúde.

TUBERCULOSE EM TRÊS LAGOAS

Em 2016 foram notificados 46 casos de Tuberculose, dos quais, sendo que 38 foram da forma clínica Pulmonar e 08 das formas Extra-pulmonares, totalizando uma incidência de 38/100 mil habitantes (incidência média da doença). Quatro casos novos tinham a co-infecção Tb/HIV.

Dos 46 casos novos, 36 foram do sexo masculino e 10 do feminino e a faixa etária mais atingida foram dos 22 a 30 anos e dos 30 a40 anos detectados nesta faixa etária.
Dos casos de tuberculose notificados em 2016 objetivemos 19 altas até o momento, a outras ainda não completaram o esquema de tratamento. 5 óbitos que foram por outras causas, 2 casos de tuberculose resistente, 2 transferência.

Para este ano de 2017 foram notificados 14 casos sendo 13 na forma clinica pulmonar e um extra pulmonar, e 2 casos co-infecção TB/HIV.

O panorama demonstrado acima demonstra que devemos continuar encarando o agravo Tuberculose como uma prioridade em Saúde Pública, enveredando todos os esforços possíveis para a detecção precoce de casos novos de Tuberculose, propor o tratamento adequado, promover o acompanhamento regular através das equipes de Estratégia Saúde da Família, especialmente com o acompanhamento da tomada diária da medicação supervisionada pelos Agentes Comunitários de Saúde – ACS, além de continuar como processo de capacitação profissional e descentralização das ações e serviços em Tuberculose no município.

Lembrando sempre que “Tosse por mais de 3 semanas , pode ser Tuberculose” e que a realização do exame de escarro e o RX de tórax, são exames simples, acessíveis e disponíveis na rede pública de saúde que colaboram para a detecção precoce dos casos.

E ainda, a informação correta, continua sendo o melhor remédio.

(*) Assessoria

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile